sábado, 25 de fevereiro de 2012

Amazon.com chegaria ao Brasil no 2º trimestre de 2012

Os bibliófilos que já andavam eufóricos na surdina, sorrindo pelos cantos por causa dos boatos de que a Amazon.com abriria uma filial no Brasil num futuro não tão distante, podem começar a botar as manguinhas de fora porque parece que o glorioso dia da abertura está chegando. Pelo menos é essa a informação publicada ontem, 24 de fevereiro, pela Publishing Perspectives, em matéria assinada por Roberta Campassi. Segundo a jornalista, a Amazon pretende vender o seu e-reader (leitor de livros digitais) Kindle por 199 reais, o que, cá entre nós, não é nenhum absurdo para quem quer ter esse objeto de desejo, que é tão ou mais cobiçado entre os leitores vorazes do que os aparelhos da Apple para os geeks. Ainda que este preço, uma vez confirmado, já fosse o mais barato do mercado brasileiro, a Amazon pretenderia ainda, numa jogada explosiva de marketing, inaugurar suas vendas de Kindle com o preço a R$ 149 na versão básica, o que certamente provocará uma avalanche de leitores compulsivos atrás do aparelho. A notícia diz, ainda, que o lançamento da Amazon brasileira está previsto para o segundo semestre deste ano, contrariamente a boatos anteriores que o prediziam para 2013. Se for verdade, a gigante norteamericana terá que vencer também a resistência das editoras e livrarias brasileiras, acostumadas durante décadas a uma reserva informal de mercado. A luta será feroz e já se antecipam problemas de logística que requererão muito jogo de cintura da Amazon para manter sua política de bons preços e entrega rápida no Brasil. Ansiosos mesmo ficam os leitores, na esperança de que não só o acervo brasileiro de e-books seja disponibilizado pela Amazon, mas também a sua enorme e paradisíaca prateleira mundial de livros nos mais diversos idiomas. Depois dessa alvissareira notícia, ainda que não dê pra colocar desde já o seu bloco na rua, você já pode contar aos amigos mais chegados a razão da sua felicidade estampada na cara.



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