sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Vida e obra de Ulrico Zuínglio

O Reformador de Zurique, Ulrico Zuínglio, apesar de sua importância no contexto da Reforma Protestante do século XVI, é - injustamente - muito menos conhecido do que João Calvino e Martinho Lutero, os dois mais famosos.

O Gustavo, co-editor deste blog, preparou uma pequena biografia de Zuínglio para o portal e-cristianismo, da qual publicamos o trecho inicial abaixo:

No dia 1 de janeiro de 1484, na pequena cidade de Wildhaus, nascia um personagem bastante influente na Suíça de seus dias, mas cuja história, por estes estranhos motivos que a vida nos reserva, é pouco conhecida em nossos dias. Seus pais batizariam a criança de Ulrich Zwingli, embora futuramente ele viesse a adotar o nome de Huldrych Zwingli. Seu nome em português, no entanto, estaria mais próximo do nome de batismo: Ulrico Zuínglio. Havia uma grande variação do primeiro nome do reformador, que é explicado com maestria por Rea Rother:
No monumento e em várias publicações ele se chama Ulrich, outros o chamam de Huldreich, e ele mesmo costumava assinar Huldrych ou Huldrychus. - Então como se chamava de fato este Zuínglio nascido há bons 500 anos?

Quem acha que Huldrych é a forma original do nome Ulrich, está enganado. O nome de batismo de Zuínglio era Ulrich (em homenagem ao santo Ulrich de Augsburg de cerca de 930 d.C.), seu perpétuo primeiro nome deveria ser pronunciado Ueli ou Uoli. Já como estudante o jovem Zuínglio desenvolveu uma considerável tendência para a encenação de seu nome e escrevia desde então o latinizado Udalricus. Depois quis Zuínglio abertamente entrar para a história como um homem huldrycher (huldreicher, gracioso, benevolente) e começou a assinar suas traduções e cartas como Huldrychus.

O conselho zuriquenho de fato não participou das brincadeiras com o nome de Zuínglio. Nos protocolos do conselho ele continuou como "Meister Uolrich".
Continue lendo no e-cristianismo



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails