terça-feira, 1 de abril de 2014

Concerto para piano nº 3 de Rachmaninoff com solo de Vladimir Horowitz

1º de abril é mais lembrado como o dia da mentira, mas há grandes homens que nasceram nesta data. Hoje - se vivo fosse - o compositor, pianista e maestro russo Sergei Vasilievich Rachmaninoff (Сергей Васильевич Рахманинов, 1873-1943) completaria 141 anos de idade.

Um dos maiores (e últimos) expoentes do romantismo na música clássica, Rachmaninoff deixou, entre várias outras obras monumentais, quatro concertos para piano, dos quais escolhemos para homenageá-lo o Concerto para Piano nº 3, tendo como solista o ucraniano Vladimir Samoylovych Horowitz (Володимир Самійлович Горовиць, 1903-1989), um dos maiores pianistas de todos os tempos, em gravação realizada em 1978 com a Orquestra Filarmônica de Nova York, sob a regência de Zubin Mehta.

Quando dois gênios musicais se encontram, Rachmaninoff na composição e Horowitz na execução, o resultado é esplendoroso. Delicie-se com esse momento histórico felizmente registrado para a posteridade:


Para os que preferirem ouvir uma versão mais, digamos, rápida e popular de Rachmaninoff, recomendamos este trecho da sua Rapsódia sobre um tema de Paganini", que ficou famoso como trilha sonora do filme "Em Algum Lugar do Passado" ("Somewhere in Time", 1980), clássico romântico do cinema com Christopher Reeve e Jane Seymour:




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails