sexta-feira, 6 de junho de 2014

Chilenos invadirão o Brasil durante a Copa


Isso se eles conseguirem passar pelas obras em Cuiabá. Não deixe de ver também o vídeo pra lá de motivacional dos mineiros chilenos resgatados em 2010, em apoio à sua seleção, que segue logo abaixo da matéria da BBC Brasil:

Caravana de 3 mil chilenos cruzará os Andes de carro para ver Copa

Marcia Carmo

Uma caravana de mais de três mil chilenos cruzará os Andes e invadirá três Estados brasileiros para acompanhar a Copa do Mundo.

Serão cerca de 800 veículos e 10 mil quilômetros de viagem no total, a partir de 7 de junho. A "Caravana Santiago Brasil 2014" atravessará o Chile e a Argentina e partes do interior do Brasil. Juntos, os carros formarão uma fila, que terá também trailers e vans.

O tamanho da procura surpreendeu até o mesmo o criador da ideia, lançada no Facebook em outubro do ano passado.

"Pensamos que seríamos dez carros, no máximo. E agora é muito mais e não para de crescer", disse à BBC Brasil Alberto Schmidt, de 34 anos.

"Por questão de segurança, eu e minha mulher queríamos companhia para chegar ao Brasil e apoiar a 'Roja'", disse ele, referindo-se ao apelido carinhoso que os chilenos dão à sua seleção. A palavra significa "vermelho" em espanhol, a cor da camiseta do time.

Schmidt é empresário e disse ter abandonado o trabalho de design e construção de estandes de exposições para organizar a empreitada. O casal viajará com uma filha de dois anos, e a maioria dos integrantes da caravana levará mulher e filhos, disse ele.

"Somos torcedores comuns de norte a sul do Chile e só queremos aproveitar a oportunidade de ver a Copa ser perto, na nossa região. Muitos que integram nossa caravana estarão saindo pela primeira vez do país", disse.

"Não ouvimos falar de nada parecido com a nossa caravana em todos os lugares que estivemos no Brasil. Seremos a maior caravana do mundo para apoiar a 'Roja'. Tudo que queremos é que ela seja campeã mundial", disse.

Infraestrutura

Schmidt esteve três vezes no Brasil para preparar a viagem. E, como muitos, reclamou de como o país está "caro" e de problemas com infraestrutura.

Disse ter tido dificuldades para usar celulares em estradas e observou várias obras atrasadas. Algumas, contou, causaram engarrafamentos em Cuiabá, onde o Chile estreará contra a Austrália no dia 13, na Arena Pantanal.

O Chile jogará também contra a Espanha no Rio de Janeiro e contra a Holanda em São Paulo.

"Nós, integrantes da caravana, vamos nos comunicar com walkie-talkie. E para estarmos seguros contra imprevistos na estrada já sabemos quem são os mecânicos e médicos no grupo", disse.

Questionado se previa problemas de comunicação com a população local, Schmidt respondeu: "O português não é muito diferente do espanhol e quando falamos devagar todos entendem".

No total, a viagem de ida e de volta durará mais de 20 dias.








LinkWithin

Related Posts with Thumbnails