terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Evangélicos agora implicam até com roupa de baianas do acarajé


Mesmo sendo cristão protestante, temo o dia em que os "evangélicos" consigam implementar no Brasil o seu projeto de poder. 

Ai de quem não se adequar ao "figurino"...

É a sensação que me dá ao ler esta matéria do Portal Geledés:

Regra para baianas do acarajé deixa evangélicas apreensivas em Salvador

Fim de tarde, a baiana de acarajé Raimunda Borges Silva, 65, monta seu tabuleiro e reza um pai-nosso em voz baixa. “Sou uma serva de Jesus e é a Ele que peço um bom dia de trabalho”, diz a baiana, que há dois anos se converteu a uma igreja evangélica e desde então trabalha de camisa, short e lenço.

Desde quarta (2), contudo, Raimunda está preocupada. A Prefeitura de Salvador regulamentou a atividade de baiana do acarajé e determinou que todas terão de usar roupas típicas: bata branca, saia e torso na cabeça.

O problema é que algumas igrejas evangélicas são contra o uso dessa indumentária, por identificarem nela elementos do candomblé.

A prefeitura alega que é necessário preservar a tradição das baianas do acarajé, um símbolo da Bahia. Desde 2005, o ofício é reconhecido como patrimônio imaterial pelo Iphan (instituto do patrimônio histórico).

Para a prefeitura, o uso das roupas tradicionais não tem relação com a religiosidade.

Entre as baianas evangélicas, porém, há até as que rebatizaram o acarajé como “bolinho de Jesus”, evitando associação com a cultura afro-brasileira.

A obrigatoriedade do uso de roupas típicas já faz algumas planejarem uma mudança. “Uma colega minha já desistiu do acarajé e vai vender outros lanches. Eu ainda não sei o que fazer”, diz a evangélica Raimunda, dividida entre a orientação da igreja e uma história de 40 anos diante do tabuleiro.

Na praia de Amaralina, Júlia Rodrigues dos Santos, 59, defende a medida. Ela diz que o ofício é uma tradição que passa de mãe para filha e não pode ser descaracterizada. De início, a fiscalização será apenas educativa, mas as baianas que não se adequarem poderão ser multadas ou até perder a licença.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails