domingo, 23 de abril de 2017

Adeus, Jerry Adriani!


É difícil para as novas gerações acreditarem nisso, mas houve um tempo em que não havia tantos cantores nem tantas oportunidades de ouvi-los nos mais variados meios de divulgação de suas obras.

O rock era algo novo e o pop não passava de um projeto que começava a ganhar forma num mundo marcado pelas mudanças nas atitudes e nos costumes.

Nada seria igual como era antes.

Foi nesse contexto que floresceu toda uma geração conhecida como Jovem Guarda, da qual Roberto Carlos foi o maior expoente nos anos 1960, mas também havia outros menos consagrados, que nem por isso deixaram de fazer sucesso e marcar a história de tanta gente.

LEGIÃO ITALIANA

Jerry Adriani era um desses cantores, alguém que transitou com raro sucesso naquela época, com sua voz, seu timbre e seu estilo de cantar e atuar, que inspirou gente como Renato Russo, vocalista do Legião Urbana.

No vídeo abaixo, você vê os dois conversando animadamente enquanto Tim Maia dava uma entrevista no prêmio Sharp de Música de 1995, um ano antes de Renato morrer.


Dez anos depois lá estava Jerry Adriani com Dado VilLa-Lobos no programa Altas Horas do Serginho Groismann relembrando uma década do passamento de seu amigo Renato:


Seguindo os passos de Renato que havia gravado um álbum em italiano (Equilibrio Distante, 1995), Jerry verteu canções do Legião para o idioma de Dante também, lançando "Forza Sempre" em 1999:


Tratava-se, na verdade, de um retorno às origens, já que a discografia de Adriani havia se iniciado em italiano com Italianissimo e "Credi a Me", em 1964.

MALUCO-BELEZA

Pouca gente se lembra de que Jerry foi um dos melhores amigos e um dos caras que incentivou Raul Seixas a buscar sua sina de sucesso.

Neste raro vídeo de 1983, os dois aparecem no programa de J. Silvestre cantando "Doce, Doce Amor", o grande sucesso que marcou a carreira de Jerry Adriani.


Nessa entrevista a Danilo Gentili em 2011, Jerry Adriani conta como conheceu Raulzito e descreve com riqueza de detalhes como era a cena musical da época:


Sorte do Raul Seixas que não havia a universal do Edir Macedo para exorcizá-lo na época.

Enfim, havia dois malucos-beleza na música brasileira e pouca gente sabia disso (risos).

ROY ORBISON

Ainda nessa entrevista, Jerry conta que sua grande influência vocal foi o roqueiro americano Roy Orbison, a quem Elvis Presley teria atribuído o título de "voz mais linda de todos os tempos" e de quem nós sempre fazemos questão de nos lembrar:



Pausa para uma dica, amigos: pegar uma das highways da California ouvindo Roy Orbison cantando "I Drove All Night" e "California Blue" é uma das coisas mais legais a se fazer na vida.



Essa nossa pequena aventura musical não nos detém a lágrima mas sintetiza adequadamente, a nosso ver, a vida de um grande chamado Jerry Adriani.

Descanse em Paz, Jerry! Obrigado por tantos momentos bons!

No último dia 29 de janeiro, você tinha completado 70 anos de vida. 

Entretanto, um câncer devastador o levou rápido demais. Mal houve tempo para tratá-lo.

Aquele mundo em que você foi estrela não existe mais, mas tenha certeza de que seu brilho, sua generosidade e seu talento não serão esquecidos jamais.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails