segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A janela do coração

Leitura bíblica: Mateus 6:16-18; Atos 13:2-3; 14:23

Versículo-chave: “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas” (Mateus 6:16)

Meditação: O rosto é a janela do coração. Ou devia ser. No mundo dos cosméticos e da cirurgia plástica, nem sempre podemos ver através dessa janela. O que é ainda mais sério, muitos desenvolvem certo dualismo, de modo que o rosto passa a contradizer o coração. Demonstramos esse fato quando nos encontramos tristes e fingimos estar alegres. Mas também é verdade quando não expressamos no brilho do rosto a alegria que estamos sentindo. O conduto de nossa mensagem é o que se encontra em nosso rosto, não em nossas palavras. Muitas vezes o rosto nega a fé. O rosto pode ser uma apresentação a Cristo ou uma negação do que ele poderia significar nas vidas dos outros. Quem é que gostaria de conhecer a Cristo pessoalmente pelo que se encontra no rosto do leitor?

Examinaremos o ensino do jejum, da perspectiva dos fariseus. Alguns deles desfiguravam o rosto ou lançavam cinza sobre a cabeça para que o povo soubesse que estavam jejuando. O jejum devia tê-los levado para mais perto de Deus e, assim, dado um brilho em seu rosto. O propósito do jejum fora tão distorcido que era identificado por um rosto triste. Haviam perdido a alegria. Isso nos leva a perguntar: Qual deve ser a aparência de nosso rosto uma vez que falamos com Deus?

Em hebraico, a palavra para “rosto” e “presença” é a mesma. Quando o Senhor fez a seguinte promessa a Moisés: “A minha presença irá contigo” (Êxodo 33:14), também queria dizer: “Meu rosto irá contigo”. Próximo ao fim do seu ministério, Moisés deu uma bênção que incluía a segurança de que a face de Deus brilharia sobre o povo. A face de Deus em Cristo é a fonte do brilho de nossos rostos.

Pensamento do dia: “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti” (Números 6:24-25)


(Lloyd John Ogilvie, em “O que Deus tem de melhor para a minha vida”, Ed. Vida, meditação de 30 de julho)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails