quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ebenézer

“...até aqui nos ajudou o Senhor.”
(1 Samuel 7:12)


A expressão “Até aqui” parece-nos um marco referente ao passado. Cinqüenta, setenta anos se passaram, e “até aqui nos ajudou o Senhor!” Por meio de pobreza e riqueza, doença e saúde, em casa ou fora, em terra ou mar, em honra ou desonra, em oração ou tentação – “até aqui nos ajudou o Senhor”!

É agradável olhar para trás contemplando uma longa alameda de árvores. É bonito vê-las erguendo-se como colunas de um templo, fechando a abóbada com seu arco de ramos. Da mesma forma, contemple as alamedas de seus anos passados e veja-os cobertos pelos ramos verdes da misericórdia de Deus, e os troncos, como os fortes pilares da sua fidelidade e amor que sustentam as suas alegrias.

Não há aves cantando nas ramagens? Certo que haverá muitas, e todas elas cantam a misericórdia recebida “até aqui”.

Mas esta expressão aponta também para diante. Pois quando alguém chega a um certo marco e escreve: “Até aqui”, ele ainda não chegou ao fim; ainda há distâncias a percorrer. Mais provas, mais alegrias, mais tentações, mais triunfos; mais orações, mais respostas, mais labores, mais vigor, mais lutas, mais vitórias; e então vem a doença, idade, enfermidade e morte.

E agora, é o fim? Não! Há mais ainda – acordar semelhante a Jesus, tronos, harpas, cânticos, vestes brancas, a face do Salvador, a companhia dos santos, a glória de Deus, a plenitude da eternidade, a sempiterna bem-aventurança. Ó crente, tenha bom ânimo, e com grata confiança erija o seu “Ebenézer”, pois.

Quem te ajudou até aqui,
Te ajudará até o fim.

(“Mananciais no Deserto”, Lettie Cowman, Ed. Betânia, meditação de 31 de dezembro)

2 comentários:

  1. amém irmao helio! era bem o que eu precisava ouvir! te lembra da meditaçao da criança? é lindo poder contemplar a obra do senhor. ao certo pouquissima coisa sabemos da vida, ou quase nada. tantas lutas, tantas batalhas, tantos porques....... na verdade passamos um tempao buscando respostas, mas so algumas sao respondidas, pois deus as deixou ocultas ao coraçao humano, finito. mas o espirito almeja saber. enfim irmao helio ano chegando ao fim, um brinde ao amor de cristo, um brinde a vida. um brinde a ETERNIDADE que temos pela frente , movido pelo espirito santo. abraço.

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão Lucas,

    Fico muito feliz por ver que Deus está te dando a sabedoria para entender os caminhos dEle, que nem sempre são como nós imaginamos, mas esta é a misteriosa felicidade do cristão: entregar-se completamente e deixar-se levar pela graça de Deus. Acho que a mensagem que fica para 2010 é um dos primeiros (senão o primeiro) versículos que comentei com você: " Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Oséias 6:3).

    Feliz Ano Novo!

    Abraço,

    Hélio

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails