quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cristãos palestinos estão sendo expulsos por Israel e não pelos muçulmanos

Apesar das juras de amor que muitos evangélicos fazem por Israel, defraudando bandeiras e organizando caravanas para a Terra Santa, tudo em nome de uma aliança política incondicional com o governo israelense, eles estão - contraditoriamente - ajudando a descristianizar a Palestina, com a expulsão dos cristãos de lá.

Enganam-se aqueles que acham que quem fala isso é alguma organização ressentida contra Israel, mas o tema veio à tona com uma reportagem do conceituadíssimo programa 60 Minutes da rede de televisão norteamericana, a insuspeita CBS, que comprou a briga com Israel.

O êxodo cristão de Israel foi tema da coluna de Gustavo Chakra no Estadão:

Cristãos palestinos provocam briga da rede de TV CBS dos EUA com embaixador de Israel

Os cristãos palestinos deixam cada vez em maior número o que hoje Jerusalém, Cisjordânia e Gaza não por causa do extremismo, mas devido à ocupação israelense dos territórios ou por serem alvo de preconceito. É o que já escrevi diversas vezes e foi repetido nesta reportagem do 60 Minutes, programa mais importante da CBS, uma das maiores redes de TV dos EUA.

Eles entrevistaram praticamente todas as autoridades religiosas cristãs da Palestina e também empresários, incluindo o dono da Coca-Cola na Cisjordânia, que é cristão e disse nunca ter escutado uma história de alguém ter deixado o território por ser perseguido por muçulmanos, mas apenas pelos obstáculos impostos pela ocupação israelense.

O embaixador de Israel foi entrevistado e deu a sua versão, imediatamente repudiada por cristãos palestinos e árabe-israelenses. E, em um revés que demonstra o enfraquecimento das relações públicas da administração de Benjamin Netanyahu, foi desafiado no ar pelo âncora do programa, Bob Simon. O apresentador, que é um dos mais respeitados dos EUA, disse na cara do diplomata israelense que nunca havia recebido uma reclamação sobre uma matéria antes de colocá-la no ar. Mas, segundo ele, Michael Oren, o embaixador, ligou mesmo antes de ver o programa para o presidente da CBS reclamando. “Foi a primeira vez que isso aconteceu na minha carreira”, disse Simon.

E, por favor, não venham me dizer que eu nunca falo da perseguição aos cristãos no mundo árabe. Há uma série de posts sobre o assunto neste blog. Já fiz reportagens de Beirute, Damasco, Cairo e Jerusalém sobre a situação do cristianismo na região. Já escrevi que eles passaram a ser alvo de ataques depois da queda de Saddam Hussein no Iraque. Insisto que os coptas são tratados como cidadãos de segunda classe no Egito. Afirmo que eles tem medo da queda de Assad na síria porque temem um regime islâmico no lugar. Apenas no Líbano, eles ainda ocupam uma posição proeminente, com o cargo de presidente e metade do Parlamento apesar de hoje serem uma minoria. Em tempo, sou neto de cristãos árabes libaneses.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails