sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Família encomendou missa para o ateu Niemeyer

A notícia é do Terra:

Família celebra missa para Oscar Niemeyer em hospital no Rio

PAULA BIANCHI

A mulher do arquiteto Oscar Niemeyer, Vera Lúcia, chegou ao hospital Samaritano, por volta das 8h10 desta quinta-feira, acompanhada da neta Ana Lúcia. Muito comovida, ela não comentou a morte do marido e disse que prefere que o sobrinho, o médico Paulo Niemeyer, fale em nome da família. Vera apenas confirmou que haverá uma missa em homenagem ao arquiteto no hospital.

Segundo a neta de Niemeyer, Ana Lúcia, depois da cerimônia o corpo segue em cortejo para o aeroporto Santos Dumont, de onde será levado para Brasília em um avião disponibilizado pelo governo, com saída prevista para as 12h.

Ana disse que, até a semana passada a família, tinha esperança na recuperação do avô. "Ele estava lúcido, havia previsão de que ele voltasse para o quarto." Para ela, o que fica é a representação ideológica do arquiteto. "A vida dele era o trabalho. Mas mais do que a arquitetura fica a sua representação ideológica, que a fundação Niemeyer vai lutar para preservar."

Amigo de Niemeyer, o arquiteto Jaime Zettel, 80 anos, um dos responsáveis pela restauração do prédio da Organização das Nações Unidas, lembrou das obras de Niemeyer e confirmou que o arquiteto trabalhava ativamente em outros projetos. "Trabalhamos juntos em Brasília no departamento de arquitetura e urbanismo e seguidos amigos a vida inteira. Até ano passado ele era muito ativo, interessado em projetos. Ele me indicou para fazer o restauro do prédio da ONU", disse.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails