quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Programa de Aécio propõe criminalizar homofobia. E agora, Malafaia?

- Desculpaí, Malafaia!
- Magoei...  #xatiado
Na atual campanha eleitoral, é notório que uma das razões mais levantadas por muitos líderes evangélicos para justificar seu apoio ao candidato Aécio Neves tem a ver com o apoio do PT e da candidata Dilma Rousseff aos movimentos homossexuais.

Até aí nenhuma novidade, não é mesmo?

O que eles talvez não saibam é que o programa de governo recentemente divulgado por Aécio Neves propõe exatamente os mesmos planos que aqueles líderes evangélicos combatem, inclusive a criminalização da homofobia e a adoção por casais homossexuais.

Pode até não estar escrito com essas exatas palavras, mas dá no mesmo. Está lá, num capítulo sobre direitos humanos de várias minorias, entre as quais os homossexuais. Basta conferir o texto e o contexto, cuja reprodução segue mais abaixo. 

Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça!

É bom lembrar que Marina Silva foi estigmatizada no 1º turno pelas idas e vindas ao sabor das críticas que a candidata recebia de Silas Malafaia às suas posições erráticas nessas mesmas questões.

Por sinal, Jair Bolsonaro (PP-RJ), candidato mais votado a deputado federal pelo Rio de Janeiro, declarou ontem a O Globo que se sente "esnobado" por Aécio, justificando: "Acho que ele acha que tenho fama de homofóbico, de defender o regime militar e que pode perder votos".

Quem quiser ler a íntegra do programa de Aécio é só clicar aqui para baixá-lo em .pdf e, lá no tópico Cidadania, subtópico Direitos Humanos (páginas 27 a 29, das quais destacamos a página 28 abaixo), o leitor poderá constatar as seguintes propostas:
  • Apoio a linhas de pesquisa universitárias relativas à questão étnico-racial e de orientação sexual.
  • Estímulo aos movimentos de defesa dos direitos de afrodescendentes, LGBT, indígenas, quilombolas, mulheres e ciganos.
  • Organização de protocolos de prevenção ao racismo e à discriminação por orientação sexual, com participação das políticas de Justiça, Direitos Humanos, Assistência Social, Educação, Trabalho, Saúde e Igualdade Racial, em ampla parceria com a sociedade civil.
  • Ampliação da participação da Comunidade LGBT nos debates do Programa Brasil sem Homofobia, e articulação deste programa com as iniciativas estaduais e municipais.
  • Apoio a iniciativas que busquem assegurar a identidade de gênero.
  • Toda forma de discriminação deve ser tratada como crime à pessoa humana.
  • Garantia da igualdade de atenção aos processos de adoção para casais heterossexuais e homossexuais.
  • Criar Fórum Nacional de Diálogos para que a escuta das reivindicações dos movimentos sociais que lutam pela garantia de direitos de negros, indígenas, ciganos, quilombolas e LGBT sejam efetivados e garantidos.





Será que o Malafaia sabe que o Aécio também quer criminalizar a homofobia?





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails