sábado, 12 de setembro de 2015

"Dama da poeira" sobreviveu ao ataque de 11/9 mas não ao câncer


A matéria é do Brasil Post:

'Dama da poeira', sobrevivente dos ataques de 11 de setembro morre de câncer

Há 14 anos, Marcy Borders ficou conhecida como a "Dama da Poeira". Sobrevivente dos ataques de 11 de setembro, em Nova York, ela foi fotografada por Stan Honda. Sua emblemática foto virou ícone do caos e do horror dos atentados, que derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center.

Nesta quarta-feira (26), a família de Marcy anunciou sua morte, decorrente de um câncer no estômago. Ela foi diagnosticada aos 41 anos, no ano passado.

"Eu estava perto do lobby de um edifício e um policial estava puxando as pessoas para a entrada, para que elas não corressem perigo", contou Honda no 10º aniversário dos ataques, em 2011. "Eu fui para o lado de fora e ficou tudo preto por alguns segundos. Uma mulher então veio totalmente coberta em poeira cinza. Ela estava bem vestida para o trabalho, e por um segundo ela ficou no lobby. Eu tirei uma foto antes que o policial começasse a levar as pessoas para as escadas, pois seria mais seguro ficar fora do nível do solo".

Borders, que tinha 28 anos na época dos ataques, trabalhava no 81º andar da torre norte, a primeira a ser atingida por um avião. Ela conseguiu escapar do edifício assim que a torre sul, a segunda a ser atingida, desabou, e ficou coberta em poeira.

"Eu não conseguia ver minha mão na frente do meu rosto", contou ao New York Post em 2011. "O mundo ficou em silêncio."

Ela ainda contou ao jornal que chegou ao local onde a icônica foto foi tirada ao ser levada para lá por um estranho. De acordo com o Telegraph, ela ainda guardava as roupas -- cobertas em poeira -- em uma sacola plástica dentro do seu armário, mas até 2011 nunca tinha parado para olhá-las.

Após o ataque, ela entrou em depressão e passou a usar drogas. Ela foi internada em uma clínica de reabilitação em 2011.

Em uma das suas últimas entrevistas, ao Jersey Journal, ela especulou que sua doença estivesse relacionada aos ataques.

"Eu me pergunto, 'será que isso colocou células cancerígenas em mim?'. Eu realmente acredito que sim, porque eu nunca tive nenhuma doença. Não tenho pressão alta, colesterol, diabetes... Como você um dia é saudável, e no outro acorda com câncer?"

O número de casos de câncer ligados ao 11 de setembro cresceu nos últimos anos. Em maio deste ano, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças afirmou que mais de 4.000 trabalhadores e sobreviventes dos ataques foram diagnosticados com câncer. Os tipos mais comuns são câncer de pele, próstata e linfoma.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails