sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Guindaste despenca em Meca e mata ao menos 65 peregrinos


A trágica informação ainda está começando a chegar via agências internacionais de notícias, mas os primeiros relatos dão conta de que pelo menos 65 pessoas teriam morrido em decorrência do colapso de um guindaste utilizado nas obras de restauração e ampliação da Grande Mesquita de Meca, o local mais sagrado do Islã.

Os números ainda são provisórios, mas se acredita que pelo menos 150 pessoas tenham ficado feridas em função do acidente, que ocorreu às 18:30 h desta sexta-feira, 11 de setembro de 2015 (12:30 h pelo horário de Brasília).

Embora não seja ainda a época do Hajj, a tradicional peregrinação que todo muçulmano deve fazer a Meca, que cairá este ano entre os dias 21 e 26 de setembro, hoje é sexta-feira, o dia sagrado da semana para a religião islâmica, o que faz crer que o número de vítimas tenha sido maior em razão do feriado semanal.

Testemunhas dizem que o guindaste caiu sobre o teto da Grande Mesquita logo após ter sido atingido por um raio, conforme mostra a foto acima, cuja procedência e datação não pôde ser verificada.

De fato, as autoridades sauditas haviam previsto um dia de tempestades em Meca.

O sítio onde se localiza a Grande Mesquita vem sendo obra de reparos há vários anos, e polêmicas também, conforme já noticiamos aqui em março de 2013.

As informações aqui colhidas vieram do The New York Times e do Daily Mail.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails