segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ex-governador do Texas diz que Deus o convenceu a desistir de candidatura à presidência dos EUA

Rick Perry faltou à aula sobre "como evitar fotos ridículas na sua campanha eleitoral"

Rick Perry foi governador do Estado do Texas de dezembro de 2000 a janeiro de 2015, e - até a semana passada - era um dos muitos pretendentes à ultraconcorrida vaga de candidato a presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano.

Evangélico fundamentalista, Perry cresceu numa família metodista, mas já há alguns anos frequenta a Lake Hills Church, um igreja não vinculada às grandes denominações situada em Austin (TX).

Enquanto era governador do Texas, Rick Perry tentou pavimentar sua candidatura à sucessão de Barack Obama reforçando seus laços com o movimento fundamentalista evangélico do país.

Com este fim em mente, tomou medidas polêmicas como a convocação de um dia de oração e jejum em 6 de agosto de 2011, convidando outros governadores americanos a participar do evento promovido pela American Family Association em Houston.

O problema é que - apesar de governar um dos Estados mais importantes do país - a sua campanha à presidência dos EUA não decolou. 

Perdido no meio de mais de uma dezena de pré-candidatos republicanos que disputam as prévias do partido, o qual - ao que tudo indica, segundo as pesquisas mais recentes - deverá ter o magnata Donald Trump como cabeça de chapa, Rick Perry resolveu desistir da disputa.

Na última sexta-feira, 11 de setembro de 2015, Rick Perry convocou uma entrevista coletiva na qual disse que "quando eu entreguei minha vida a Cristo, eu lhE disse 'os Teus caminhos são maiores do que os meus, a Tua vontade superior à minha'. Hoje eu admito que a Sua vontade continuará sendo um mistério, mas algumas coisas ficaram claras. É por isso que hoje eu estou suspendendo a minha campanha para a presidência dos Estados Unidos".

Na ocasião, o ex-governador do Texas não perdeu a chance de criticar Donald Trump, que entre uma e outra de suas conhecidas bravatas histriônicas, atacou a imigração dos mexicanos, acusando-os de "estupradores" e "ladrões", ameaçando erguer um muro em toda a divisa com o México.

Sem se referir diretamente a Trump, Perry disse que "nós podemos reforçar a fronteira e reformar o nosso sistema de imigração sem retórica inflamada, sem apelos rasteiros que nos dividem com base em raça, cultura e credo... menosprezar o povo de descendência hispânica não é só ignorante, como também trai o exemplo de Cristo. Nós podemos garantir o respeito de nossas leis e fronteiras, e nós podemos amar a todos os que vivem dentro das nossas fronteiras sem trair os nossos valores".

O que Perry não contou é que, ao ver um potencial candidato se esvair no curso da campanha, os seus financiadores desistem dele e passam a apoiar quem tem mais chances de vitória. 

E, sem dinheiro, ninguém consegue levar adiante uma campanha deste porte.

Money, money, money....

Como não tinha mais como passar o chapéu, Rick Perry o jogou e disse adeus.

As informações acima foram colhidas no Think Progress.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails