quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Vaticano lança moeda homenageando os 100 anos das aparições de Fátima


A informação é da Rádio Vaticano:

Moeda vaticana recorda centenário das aparições de Fátima

O centenário das aparições de Fátima será recordado pelo Departamento Filatélico Numismático do Governatorato do Vaticano com a emissão de uma moeda comemorativa de 2 euros, em 5 de outubro.

Em reconhecimento à Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto – as três crianças que em 1917 tiveram visões da Virgem Maria e são o símbolo da inocência que permite aos homens reconhecer a Deus - a artista Orietta Rossi decidiu dedicar a eles o primeiro plano da composição, retratando-os como aparecem numa célebre fotografia de época que percorreu o mundo. Ao fundo, a imponente basílica construída no local das aparições.

O Papa Francisco recordou o centenário das aparições da Virgem Maria em Fátima com uma Viagem Apostólica realizada em 13 de maio do corrente ano, durante a qual canonizou os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, diante do túmulo dos quais recolheu-se em oração. Lúcia dos Santos por sua vez, falecida em 2005, foi proclamada Serva de Deus e seu processo de beatificação ainda está em andamento.

A moeda de 2 euros do Vaticano terá, como aquela emitida no passado 1 de junho e dedicada aos 1950 anos do martírio dos Santos Pedro e Paulo, uma dupla produção: uma em "FDC - fior di conio" - que é o mais alto grau de conservação, sem nenhum sinal de circulação, conservando o seu brilho natural - com tiragem de 80 mil peças, “comercializadas na fonte” ao preço de 18 euros a unidade e outra em uma pequena caixa, com tiragem de 10 mil exemplares, que o UFN (Ufficio Filatelico e Numismatico) colocará à disposição de coleccionadores e de comerciantes numismáticos ao preço de 37 euros. (BS/JE)



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails