sexta-feira, 26 de junho de 2009

O fim de uma era


Dizem que os mitos são eternos, mas o Michael Jackson morreu ontem, como o mundo inteiro já sabe. 

A sua pretensa eternidade agora será colocada à prova. 

Mesmo que a sua metamorfose (e decadência física) fosse visível a olhos nus, e o fim - de certa forma - esperado, ainda fomos pegos de surpresa, talvez porque não tenhamos imaginado a exata medida do que ele significou para toda uma geração. 

Independentemente de se gostar ou não do trabalho dele, e das considerações morais sobre as polêmicas e acusações criminais que envolveram sua vida, o fato é que ele marcou uma época, com o seu jeito único de cantar, dançar e interpretar. 

Michael Jackson foi o símbolo da transição, seja do LP para o CD, da rádio para o vídeo clip, de um mundo em que as mudanças eram lentas e graduais, para a era da tecnologia que torna tudo imediato, instantâneo e - consequentemente - efêmero. 

É plausível argumentar que ele tenha sido um elo importante na enorme engrenagem que tornou possível a abertura da caixa de Pandora do consumismo desenfreado, do sucesso passageiro e da multiplicação de celebridades que duram apenas os 15 minutos de fama. 

Nesta perspectiva, talvez tenha cabido a Michael Jackson o papel de último representante de uma era em que as músicas (e os ídolos) não envelheciam da noite para o dia, e que os ídolos pairavam acima do bem, do mal, e do tempo. 

Ainda havia espaço para a criatividade, o diferente, o inesperado, mesmo que o inusitado às vezes fosse sinônimo de bizarro. 

Talvez por isso a notícia da sua morte tenha tamanha repercussão e nos cause tanta comoção, pois constatamos que envelhecemos e um pedacinho da história de cada um - boa ou má - também foi embora na noite passada.

Smooth Criminal, minha preferida

2 comentários:

  1. ola irmao em cristo helio! nossa como eu era fã do michael jackson e ainda sou. sempre ia para o colegio ouvindo ele. posso dizer que na musica nao teve artista maior do que ele. sempre se envolveu em escandalos, mas tambem a midia nao dava desconto para ele. foi uma carreira brilhante e um fim horrivel. isto e prova de que todo mundo morre um dia, e devemos aproveitar os segundos para nos arrependermos do ´pecado, viver em cristo, curtir a familia, abrasarmos que nos amamos, mas vale lembrar que uma vida bem MAIOR, MUITO MAIOR, nos espera e temos que fazer merecer ela. o corpo morre, mas o espirito e eterno se morrer em cristo. abraço. aaa a que eu mais gostava era duas : BILLIE JEAN, BEAT IT.

    ResponderExcluir
  2. oi, Lucas!

    é uma pena mesmo que ele tenha morrido do jeito que morreu, mas isso nos reforça o sentimento de que tudo na vida é efêmero, passa muito rápido, e temos que aproveitar melhor cada dia que o Senhor nos dá!

    abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails