segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O deputado evangélico que foi parar na cadeia

Ah Zaqueu, Zaqueu... você que é tão cantado em igrejas e shows pelo país inteiro, e que deu aquele exemplo tão pungente de conversão verdadeira quando Jesus mandou que você descesse da árvore e o recebesse em sua casa...

Você, Zaqueu, que não titubeou diante da visita divina e lhE disse: "Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado" (Lucas 19:8)...

Ah, Zaqueu, se você soubesse o que alguns "evangélicos" condenados (com trânsito em julgado) andam fazendo no Brasil...

Pois é, Zaqueu, ao se converter você imediatamente abandonou a vida corrupta e se prontificou a doar metade dos seus bens aos pobres bem como em devolver quatro vezes mais do que havia defraudado a alguém, mas certos "evangélicos" no Brasil preferem ler livros de auto-ajuda gospel no recôndito de seu xilindró.

Ah, Zaqueu, o que fizeram com o exemplo que você deu? Aqui no Brasil, Zaqueu, virou o "mó" quiproquó. O povo te conhece apenas no gogó...

E ainda se acham "bodes expiatórios" e cantam "Restitui", mas só se for pra restituir o irrestituível pra eles mesmos...

Restitui, Donadon, restitui!!!

A notícia foi publicada na Folha de S. Paulo de 04/08/13:

Deputado Natan Donadon se apega a livros religiosos em penitenciária

RANIER BRAGON
MÁRCIO FALCÃO

Já sem o terno, a gravata e o broche de metal dourado banhado a ouro que identifica os deputados --seu traje quando se entregou--, ele vestia camisa e bermudas brancas, padrão da penitenciária.

A exatos 17 km do gabinete de 36 m² com computadores, poltronas e TVs que ocupava na Câmara, Donadon ouviu as explicações da notificação por meio de uma pequena abertura que, na sala a que foi conduzido, permitia que se comunicasse com a visita.

Pouco depois, voltou à cela individual de 6 m² com cama, sanitário e chuveiro, na ala apelidada "Cascavel".

O setor abriga internos considerados perigosos, daí o apelido, ou que por algum motivo não podem se misturar. Um congressista preso seria certamente alvo de achaques e agressões, dizem familiares e advogados dele.

"O que aparentemente é uma regalia acaba sendo um castigo maior ainda. Como diz a música do Alceu Valença, 'a solidão é fera/a solidão devora'", diz Cleber Lopes, um dos advogados do empresário Carlos Cachoeira, que passou 266 dias numa cela individual da penitenciária.

A Papuda diz que a cela individual decorre do status de deputado. Status esse que está prestes a ser removido.



BODE EXPIATÓRIO

O paranaense Natan Donadon, 46, está em seu terceiro mandato como deputado federal, mas sempre pertenceu ao chamado "baixo clero".

A modesta carreira contrasta com o fato de, desde 28 de junho, ser o primeiro congressista-presidiário pós-ditadura militar. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal a mais de 13 anos, ele deve ficar em regime fechado pelo menos até setembro de 2015.

Sua condenação se deu sob a acusação de ter desviado R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia por meio de contratos de publicidade fraudulentos. Seus advogados tentarão diminuir a pena em um processo de revisão criminal.

"Houve violação ao princípio da isonomia. Acusados pelos mesmos crimes foram condenados a penas muito menores", afirma um dos advogados, Nabor Bulhões.

A mulher de Donadon, Rosângela, pede que a justiça seja feita. "Como estavam ouvindo as vozes das ruas, como tinham que dar uma resposta à sociedade, pegaram ele como bode expiatório. O processo do mensalão não teve nenhum condenado com uma pena dessa [na verdade,cinco réus do mensalão tiveram pena superior], daí já se vê o disparate", diz ela, que o visita todas as quartas.

Rosângela nega que ele tenha se abatido e diz que o deputado, que é evangélico, passa o tempo lendo a Bíblia e o livro "Deus Trabalha no Turno da Noite", do pastor da Igreja Quadrangular Ron Mehl (1944-2003), que traz mensagens de conforto.

Congressistas afirmaram ter ouvido relatos de que presos de celas vizinhas têm submetido Donadon a terrorismo psicológico, gritando ameaças, o que a mulher e a defesa dizem não ter ouvido dele.

O congressista não tem recebido visitas de políticos, foi expulso do PMDB, teve cortados o salário de R$ 26,7 mil, as verbas e os funcionários.

As portas do gabinete 239, onde ainda está a placa com seu nome e a bandeira de Rondônia, ficam trancadas.

Até os ex-aliados dizem que ele será cassado ainda neste mês. Diante desse clima, seu suplente, o ex-ministro Amir Lando (PMDB-RO), foi à Câmara há algumas semanas tentar assumir de uma vez a vaga. Foi convencido a esperar a cassação do colega.

FALTAS

Para Natan Donadon ser cassado, será preciso o voto de ao menos 257 de seus 512 colegas deputados.

Caso a cassação não ocorra nessa fase, a Câmara irá tirar seu mandato por faltas --a Constituição prevê essa medida quando as ausências superam um terço das sessões do ano. Ele já faltou em 15,8%.

Com isso, Donadon deve ser o 18º deputado a ter o mandato retirado pelo plenário da Câmara desde a Constituição de 88 --na lista está, por exemplo, o ex-ministro José Dirceu (PT), condenado no mensalão.

- Desce daí, Zaqueu!




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails