quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Jesus e os outros deuses

Você já deve ter lido em algum lugar, ou alguém comentou com um certo ar intelectual, que Jesus (e o cristianismo, por consequência) é um mito montado (ou copiado) a partir de outras divindades pagãs tais como Hórus, Krishna, Zoroastro, Mitra, etc.. Principalmente quando chega a época do Natal, além daquelas tradicionais edições de fim de ano de Veja e Superinteressante, requentando velhas teorias da conspiração sobre a Bíblia e o cristianismo, muitos enchem a boca arrotando sabedoria, imaginando que estão descobrindo a América novamente, mas nenhuma dessas alegadas semelhanças de Jesus com os outros deuses resiste a uma análise acurada, como a feita pelo site americano The Devine Evidence, traduzida para o português pelo Gustavo, e agora disponível no link abaixo:

Alegadas similaridades entre Cristo e divindades pagãs

O texto é bastante interessante e algumas vezes indigesto, por mostrar até que ponto chega a imaginação humana quando se criam deuses ou se quer destruir a crença alheia mediante argumentos falsos pré-fabricados. Destaco apenas o texto introdutório:




Introdução

Se você procurar a internet por similaridades entre Jesus e deidades pagãs, você encontrará incontáveis resultados apresentando o mesmo material errôneo que não fornece nenhuma fonte religiosa original para validar seus clamores. Contudo, se você procurar os textos religiosos das figuras em questão você será confrontado com informação honesta que revela que o clamor de que a história de Jesus foi roubada de mitos pagãos é expressamente falso. Para a conveniência do leitor, eu forneço links por toda esta discusão aos textos originais, assim você poderá ver pessoalmente que a "Teoria da Cópia Pagã" foi completamente fabricada.

Declaração cética: mas estas figuras existiram antes da alegada vida de Jesus. Somente a cronologia faz esta discussão inútil.

Resposta: Um fato importante a ter em mente enquanto ler esta seção é a quantidade aproximada de 300 profecias messiânicas detalhadas a respeito da vida, morte e ministério de Jesus no Velho Testamento. As profecias datam de aproximadamente 450 a 1500 anos antes de Seu nascimento. A acusação de cristãos plagiando os registros de outras figuras no primeiro século ignoram o fato que conceitos como nascimento virginal, a ressurreição, e uma relação Pai-Filho precedem muitas das figuras neste artigo.

Também, muitos dos textos religiosos contendo as figuras e as alegadas similaridades clamadas por críticos são posteriores à finalização da Bíblia Cristã. Muitos textos a respeito destas figuras foram adicionados com o passar dos séculos, com aspectos de suas vidas se tornando mais espetaculares e suspeitosamente similares ao Cristianismo. Uma importante diferença entre Jesus e outras figuras neste artigo é a existência de fatos verificáveis sobre a vida de Jesus: nós conhecemos aproximadamente o ano de Seu nascimento, numerosos registros existem que verificam Sua existência, eventos históricos acurados que ocorreram por volta de Seu tempo de vida como mencionados nos textos cristãos, e nós podemos traçar as origens das crenças judaico-cristãs. Muitas outras figuras em questão não possuem ponto de origem documentado e não mencionam datas ou datas aproximadas de quanto os alegados eventos ocorreram.

Não obstante, assim que nós mostrarmos que os clamores de cópia são falsos, o argumento de quem veio primeiro se mostra irrelevante.

Declaração cética: Como a menção de eventos históricos prova a exatidão da Bíblia? Muitos autores de ficção incorporam pessoas reais ou lugares em seus trabalhos para dar ao enredo um sentimento de veracidade. Como a Bíblia seria diferente?

Resposta: Exatidão histórica sozinha não é prova da inerrância Bíblica mas ela atesta sua confiabilidade. Se a Bíblia mencionasse apenas localizações e pessoas espúrias como muitos dos textos pagãos fazem, certamente isto iria diminuir sua autenticidade.

Cuidados para o discernimento

Eu quero que vocês tenham as seguintes coisas em mente na próxima vez que forem apresentados à teoria de cópia pagã. Pergunte a si mesmo as seguintes perguntas baseadas em lógica e verá que muitos clamores instantaneamente desintegram.

TERMINOLOGIA Uma coisa para se alertar ao ser apresentado com os clamores de cópia é o uso de terminologia Judaico-cristã. Houve muitas religiões através da história cujos membros participavam em banhos rituais, mas não era batismo. Grupos políticos e religiosos podem ter celebrado refeições comunitárias mas não era uma Eucaristia. Seguidores podem considerar seu deus um salvador de algum tipo mas eles não eram chamados de Messias. Religiões podem falar de uma vida após a morte mas eles não consistem de lugares conhecidos como Céu e Inferno. Críticos podem usar tais termos para fazer suas conexões parecer mais fortes mas este é um uso errado de terminologia pois estas palavras são usualmente de origens judaico-cristãs.

TEMPO Quando apresentado com evidência comparativa, pergunte a si mesmo: 1) A figura precede as profecias messiânicas do Velho Testamento? (muitos não precedem) 2) O tempo da evidência precede o Cristianismo? (muitos textos religiosos e ajudas são posteriores ao Cristianismo) 3) A figura precede a vida de Jesus? (figuras como Apolônio de Tiana não precedem)

LOCALIZAÇÃO Se críticos clamam que uma figura da América do Sul, por exemplo, (como Quetzalcoatl) influenciou o Cristianismo, é obviamente um falso clamor se nós acreditamos que as Américas ainda não haviam sido descobertas.

SIMBOLISMO Se pergunte que simbolismo existe por trás de tais paralelos. Como muitos grupos políticos e religiosos da antiguidade, uma seita pode ter celebrado uma refeição comunitária mas ela não tinha o mesmo significado que uma Eucaristia Cristã. Membros podem considerar sua deidade um salvador mas eles não consideram a figura um salvador do pecado e da perdição, etc.

FONTES Veja se os clamores se baseiam ou não em textos sagrados reais da religião em questão (muitos raramente baseiam-se). Muitas referências simplesmente citam fontes secundárias de autores do mesmo gênero. Quando eles citam uma fonte religiosa, muitos críticos não especificam o livro, volume ou verso embora eles prontamente citem exatamente onde a "cópia" pode ser encontrada na Bíblia Cristã. Pergunte por referências específicas sobre onde a evidência pode ser encontrada nos reais textos religiosos. Por fim, como poderemos ver através desta discussão, muitos textos religiosos não possuem um cânon oficial como a Bíblia Cristã. Seus textos foram admitidamente alterados e adicionados durante os séculos. Quando críticos citam uma fonte de outro texto, pergunte a si mesmo se esta evidência é encontrada ou não em um texto que seja anterior ao Cristianismo (muitos não são).

7 comentários:

  1. descobri este site hoje próximo as 22:00hs,estou com a minha fé abalada,por que alguns dizem que fatos da vida de jesus foram plagiados do deus hélio e krishna vocês tem alguma matéria sobre isso,por favor me ajudem,eu amo jesus,me sinto sufocado espiritualmente,paz e graça.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tiago!

    Obrigado pela visita.

    O link do texto acima, "Alegadas similaridades entre Cristo e divindades pagãs" (é só clicar nele) responde várias dessas dúvidas. Entretanto, não tenha vergonha das suas dúvidas, elas são absolutamente necessárias e fazem parte do nosso processo de crescimento na fé. Nunca perca de vista, por outro lado, que Deus colocou em todos os homens de todas as civilizações em todas as eras a semente do evangelho manifesta na natureza, como Paulo ensina no primeiro capítulo de Romanos. Portanto, não é de surpreender que desde as tribos mais primitivas até as civilizações mais avançadas, todas elas tenham tido traços culturais, mitológicos e religiosos que apontavam na direção do Salvador Jesus Cristo.

    O assunto é mesmo muito interessante, caso queira conversar mais a respeito deixe o seu email para contato aqui no comentário mesmo, que eu anoto e apago em seguida, sem nem publicar o comentário, para evitar que os remetentes de spam te encham o saco.

    Fica com Deus, irmão! Ele te garante!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. valeu hélio eu nem tinha percebido que era só clicar em alegadas similaridades entre cristo e as divindades pagãs,muito obrigado,ontem minha fé estava abalada,mais hoje está forte com muita paz interior,o único deus verdadeiro é o da bíblia,a respeito das similaridades,vai ver que isto é obra de satanas pois de acordo com a bíblia ele se transfigura em anjo de luz,paz e graça.

    ResponderExcluir
  4. Olá, mano Tiago!

    Obrigado pelo retorno!

    De fato, tem muita gente que segue o ditado popular e "acha bonito ser feio", e por isso sempre alegam essas baboseiras de Mitra, Krishna, Hórus, e mitos afins, dizendo que são similares a Cristo, usando como referências fontes furadas que não descem aos detalhes de cada um desses deuses e mitos. Há outro problema mais sério: geralmente quem compara Cristo a outros deuses é extremamente crítico em relação à evidência histórica de Jesus, mas não tem nenhum cuidado quando se refere aos mitos comparados.

    Se tiver qualquer outro problema, ou precisar de alguma referência ou mesmo de um papo amigo, pode retornar aqui que você será muito bem-vindo e terá em nós amigos e irmãos dispostos a te servir em Cristo.

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Mano Tiago,

    Eu li o teu comentário, anotei o email que você informou, e te enviei uma mensagem, mas ela retornou dizendo que não foi lida ainda e que o servidor vai continuar tentando "despachá-la" por mais dois dias. Então, se caso você vier aqui e não tiver recebido ainda o meu email, por favor deixe outro endereço para contato, ok!

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Os primeiros cristãos que foram vistos no Brasil e por todo o continente americano mataram, estupraram e roubaram terras e ouro a milhões de pessoas. Depois deste fato histórico acho muito difícil simpatizar com cristãos.
    Não há evidencia histórica de Jesus e nem de nenhuma das outras deidades.
    Mas há evidencia histórica inegável da maior tentativa de genocídio da história humana: a perpetrada pelos cristãos no continente americano.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails