sábado, 17 de abril de 2010

Índios "cristãos" neonazistas? No Peru tem...

A notícia do site Operamundi bem que podia ser uma pegadinha de mau gosto ou um chiste de 1º de abril, mas infelizmente não é, pois no Peru, boa parte de indígenas descendentes dos incas são integrantes de um partido com a sigla INCA, que quer dizer (pasmem!) Igualdade Nacional Cristã Autônoma (!?!?), sendo, além de antisemita, antichileno, dadas as cicatrizes não curadas da Guerra do Pacífico (1879-1883), que envolveu Peru e Bolívia de um lado, e Chile do outro. Se há algum lado eventualmente bom nessa história relatada pelo artigo abaixo, deve ser mais um tormento pra Hitler no inferno, já que nem ossos o belzebu deixou pra se revirarem no túmulo:

Neonazismo no Peru: movimento racista poderá participar de eleições em 2011

Pouco mais de um ano antes das eleições gerais peruanas, um movimento político de inspiração neonazista foi inscrito no registro eleitoral nacional e estará apto para indicar candidatos a prefeito e governador em outubro de 2011.

O tribunal eleitoral peruano, chamado Jurado Nacional de Elecciones (JNE), inscreveu no dia 12 de março o INCA (Igualdade Nacional Cristã Autônoma) no Registro de Organizações Políticas. O líder do movimento é Ricardo de Spirito, conhecido por propagar ideais neonazistas por meio da internet e outros veículos de comunicação e que até 2007 vestia um uniforme idêntico ao usado pela tropa de assalto alemã nazista, a Sturmabteilung, ou SA.



O JNE explicou que a inscrição do INCA foi legal. A lei peruana não exige a apresentação de um estatuto para a inscrição de um movimento regional, só para os partidos políticos. No Peru, movimentos regionais são como pequenos partidos que só podem pleitear cargos menores, como prefeituras e governos estaduais.

Os único requisitos exigidos pelo JNE são um determinado número de assinaturas em apoio e a constituição de comitês partidários locais. Caso ninguém apresente queixas após a publicação da inscrição no Diário Oficial, o JNE registra a agrupação e conclui o trâmite.

Baseado na cidade de Tacna, na fronteira com Chile, o INCA tem como símbolo uma suástica, usada por De Spirito em uma agrupação prévia, a Fredeconsa (Frente de Defesa do Consumidor Contra a Agiotagem e Usura). Esse movimento, fundado em 2002, tinha uma premissa fortemente anti-semita e anti-chilena, especialmente contra bancos e outras entidades financeiras de origem judaica. De Spirito conduziu em 2005 um programa de rádio – Controvérsias – e entre 2003 e 2004, um jornal, El Nacionalista, ambos com temáticas neonazistas.

Para um setor da população peruana o argumento anti-chileno é atraente. Peru e Chile se enfrentaram em 1879 na Guerra do Pacífico e Santiago conquistou o departamento de Tarapacá e a província de Arica. Tacna é considerada uma região mais patriota, pois sofreu ocupação chilena depois da guerra, porém, com a assinatura do Tratado de Lima em 1929, o Chile aceitou que que voltasse a ser peruana. Atualmente os países mantêm uma disputa pelo limite marítimo no Tribunal de Haia.

Após o registro do INCA, De Spirito – que deseja concorrer ao governo de Tacna – recuou e disse não desejar mal à comunidade judaica ou usar símbolos nazistas. Segundo ele, as fotos em que aparece portando uma bandeira com a suástica são uma montagem. Além disso, o líder do INCA nega a autoria de diversos textos anti-semitas disseminados pela internet, com sua assinatura.

Reações

Em entrevista ao site peruano IDL-Reporteros, que revelou o caso no finald e março, o ex congressista Henry Pease – um dos autores da lei dos partidos políticos – lembrou que quando o projeto de lei foi debatido, entre 2002 e 2003, as exigências para os movimentos regionais foram menores do que para os partidos políticos. “Os movimentos regionais não podem apresentar candidatos para o Congresso ou presidência da República. Só podem concorrer a cargos de prefeito ou presidente regional (governo estadual)”, lembrou.

Para o cientista político Fernando Tuesta – presidente da ONPE (Organização Nacional de Processos Eleitorais) entre 2000 e 2004 – o JNE deveria reverter a inscrição do INCA.

Tuesta, que é um dos principais especialistas em temas eleitorais no país, explicou que o JNE pode não ter tido acesso a informações sobre De Spirito, "porém, após ter conhecimento do fato, o JNE não deveria se eximir de responsabilidade. Estou certo de se tivesse sido um grupo de fachada do Sendero Luminoso haveria maior reação e o tribunal teria anulado o registro. Porém, como a rejeição afeta poucos setores da sociedade peruana, deixaram o processo seguir”, opinou.

Antecedentes

De Spirito, 50 anos, foi militante do Apra (Aliança Popular Revolucionária Americana), partido mais antigo do Peru e do qual faz parte o atual presidente peruano, Alan García. Entre as frases que publicou no site da Fredeconsa, há uma de clara orientação anti-semita. “Os juros são uma diabólica invenção judia. Os juros fazem com que o judeu não coma a partir do suor da própria testa, mas da testa dos outros”.

“Os piores governos do Peru são os democráticos e os melhores, os chamados de ditaduras”, disse De Spirito durante um programa da TV Panorama, em 2007. “Minha admiração por Benito Mussolini passa por uma questão histórica e pela minha herança familiar [o pai do peruano é italiano]. O marxismo e o comunismo foram paridos nas sinagogas”, acrescentou durante o programa.

De Spirito também afirmou que o Peru e a Bolívia “estão condenados a desaparecer da face da terra pelas mãos do sionismo chileno, que deseja se apropriar de quatro elementos fundamentais: água do Titicaca, gás de Camisea, ouro de Tacna e Puno e o mais importante, o lítio”.

Após o IDL-Reporteros reportar sobre o movimento, o blogDe Spirito apagou tais declarações e no lugar publicou uma mensagem de desculpas.

Detenções

Em janeiro de 2005 a revista peruana Caretas publicou a propaganda anti-semita e anti-chilena de De Spirito e revelou que o líder do INCA tinha na ficha policial uma acusação de delito contra a ordem pública (reprodução abaixo).



O futuro candidato ao governo de Tacna foi procurado pela justiça sete vezes entre 2000 e 2006 por chantagem, difamação e perturbação da ordem pública. Ficou na cadeia de Pocollay de novembro 2006 até agosto 2007 por um caso de difamação grave contra um pequeno empresário chileno.

2 comentários:

  1. Estimado Irmão Hélio!
    Gostei deste Post. Os membros deste partido estão errando em serem neonazis, pois o nazismo também foi financiado pelos sionistas judeus, que queriam que seus irmãos fossem para o novo Israel. Quanto às outras idéias, eles estão certos.
    Só para citar, tive que retirar os Posts que falavam do sionismo. Um sionista entrou em meu Blog e começou a detonar, inclusive dizendo que somos idólatras, porque somos adoradores da Trindade. Que ele ama a Deus e que nenhum Messias é Deus entre outras coisas.
    Quem quiser discordar, é livre, e poderá expressar sua opinião. Contudo, que seja sincero e honesto (mesmo que isto seja difícil para um Sionista). Apaguei os Posts porque o Fariseu entrou como anônimo (é coisa de Fariseu mesmo), impedindo que eu pudesse me defender e rebater. Isto só mostra uma coisa: os fariseus ainda estão entre nós.
    http://www.reverendoeugenio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Hélio,

    Obrigado por visitar e seguir o meu blog. Parabéns pelo seu trabalho!

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails