domingo, 18 de abril de 2010

Vulcão da Islândia é castigo de Deus para Obama

É o que garante Rush Limbaugh, radialista conservador norteamericano, responsável por um dos programas de maior audiência do país, em que invariavelmente defende as ideias republicanas mais radicais em contraste com os ataques aos democratas de Obama. Política americana é uma coisa um tanto quanto esquizofrênica, já que são todos capitalistas e protecionistas extremados, e a única diferença é a maior ou menor intervenção do Estado na economia e as limitações à iniciativa privada. No fundo, é uma questão de gradação da intervenção, mas isso é suficiente para os mais conservadores acusarem os mais liberais de socialistas, comunistas, etc. Outra distinção significativa é que os republicanos têm uma ligação com os setores mais fundamentalistas do evangelicalismo norteamericano, razão pela qual vemos o Pat Robertson (que já foi pré-candidato republicano à Presidência nas eleições de 1988) dizer que o terremoto foi castigo para o Haiti. Seguindo esta lógica obtusa, Pat Robertson não se magoaria, certamente, se as religiões nórdicas começassem a dizer que o cataclisma vulcânico é uma vingança de Odin contra os escandinavos (e europeus em geral) por terem abandonado sua mitologia ancestral. Rush Limbaugh se defenestra no mesmo abismo, ao dizer que o caos aéreo provocado pelo vulcão Eyjafjallajoekull na Islândia é castigo de Deus por Obama ter conseguido aprovar a reforma da saúde pública nos Estados Unidos, que universaliza o atendimento médico com enormes investimentos públicos, o que deixou os conservadores irados. Logo, Deus teria castigado Obama por ele ter permitido que pobres tivessem acesso à saúde. A declaração de Limbaugh, segundo o site Think Progress (com áudio incluso), é a seguinte:


Vocês sabem, alguns dias após a lei da reforma da saúde ter sido promulgada, o Obama saiu por todo o país dizendo, "Sabem, eu estou olhando em volta e a terra não se abriu, não tem Armagedom lá fora. Os pássaros ainda estão cantando". Já eu acho que a terra se abriu. Deus pode ter respondido. Este vulcão na Islândia colocou mais aviões no chão - e o espaço aéreo foi mais afetado - do que no 11 de setembro, por causa dessa coluna de fumaça, por causa dessa nuvem de cinzas sobre o Norte e o Oeste da Europa. No aeroporto de Paris, eles estão dizendo às pessoas para se dirigirem à estação e pegar trens pra fora da França, e quando as pessoas chegam à estação de trem, eles lhes comunicam, "Não há lugares vazios até 22 de abril, pelo menos", basicamente daqui a uma semana. Isto deixou todo mundo paralisado e sem rumo. A terra se abriu. Eu não sei se se trata de um renascimento ou do Armagedom. Espero que seja um renascimento, e que Deus esteja falando.


Curioso é verificar, conforme constata o jornal britânico The Guardian, que a última erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, de 8 de junho de 1783 a meados de fevereiro de 1784, despejou lava e lançou cinzas na atmosfera de maneira que 1/4 da população islandesa morreu de fome nos anos seguintes, devastando não só a agricultura local como a da Europa como um todo. A catástrofe climática resultante teria sido um dos estopins da Revolução Francesa de 1789. O contraste não deixa de ser interessante, afinal toda a democracia moderna é tributária, de alguma forma, das conquistas políticas e de direitos humanos da Revolução Francesa, ou seja, naquele caso, o vulcão Eyjafjallajoekull teria sido uma bênção de Deus para a humanidade, e agora é uma maldição para o Obama. Vai entender...


Eu fico imaginando o que aconteceria se todos nós fizéssemos este mórbido exercício de ficar associando tudo quanto é desgraça e desastres naturais a um castigo preciso e pontual de Deus, ¿a quantas conclusões diferentes chegaríamos? Acho que pelo menos no caso do vulcão todos concordaríamos num aspecto: este nome Eyjafjallajoekull é um tanto quanto apocalíptico mesmo, né não?




aeroportos fechados em 18/04/10
checar no NYTimes

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails