quarta-feira, 5 de maio de 2010

Arcebispo dispara: "pedófila é a sociedade"

Mediante declarações bombásticas e disparatadas, os prelados da Igreja Católica não param de acrescentar gasolina à fogueira de más notícias sobre si mesmos. O incendiário da vez é o arcebispo de Porto Alegre (RS), D. Dadeus Grings, conforme noticia o Zero Hora:


POLÊMICA DE BATINA


Dom Dadeus diz que sociedade é pedófila

Para o arcebispo, assunto pode estar sendo usado para prejudicar a Igreja

Ao abordar o escândalo do envolvimentos de sacerdotes em casos de pedofilia, o arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, ampliou a polêmica ontem. Na abertura de assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele chegou a afirmar que a “sociedade atual é pedófila”, segundo o site do jornal O Globo.

No encontro, que ocorre em Brasília, Grings disse que o assunto pode estar sendo usado para prejudicar a Igreja Católica.

– A Igreja tem 0,2% de culpa nestes casos, mas, ainda assim, os outros 99,8% não têm o mesmo destaque que a Igreja. Acho que isso é uma forma de querer prejudicar a Igreja que promove a castidade. No tempo atual este assunto se tornou irrelevante para a sociedade – afirmou.

Para ele, o abuso sexual de crianças e adolescentes seria mais frequente entre médicos, professores e empresários do que entre sacerdotes. O arcebispo também criticou a liberdade sexual por criar desvios de comportamento, entre eles a pedofilia, segundo O Globo. Zero Hora tentou contato com Dom Dadeus na noite de ontem, mas não obteve sucesso.

A polêmica deverá ser tema das reuniões entre os bispos. Os escândalos foi lembrada pelo núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, durante a missa de abertura da assembleia. Ele lamentou o momento atual vivido pela Igreja por causa das denúncias de pedofilia.

– A Igreja figura nas páginas dos jornais e de outros meios de comunicação, fustigada, exposta ao público ludíbrio, pelas fraquezas de alguns de seus membros qualificados, os quais foram responsáveis de pecados e crimes gravíssimos, passíveis de juízo diante de Deus e dos tribunais.

No principal encontro da cúpula católica do país, o presidente Lula enviou uma carta pedindo que os sacerdotes rezassem para que o povo brasileiro “tenha luz e sabedoria” para fazer a sua escolha na sucessão presidencial.


Meu comentário: D. Dadeus Grings errou na forma e bateu na trave no conteúdo. De fato, muito há que se debater sobre até que ponto a sociedade favorece a pedofilia, seja no culto da juventude, na erotização da infância e da adolescência, facilmente perceptível na adoração dos ídolos teens, mas daí a dizer que a sociedade - como um todo - é pedófila, vai uma longa distância. Além disso, a Igreja é chamada a fazer diferença no mundo, a não se conformar com ele, mas renová-lo e transformá-lo pelo poder do Espírito Santo (Romanos 12:1-2). Portanto, ao fazer esta comparação, o arcebispo está assumindo inadvertidamente que, longe de ser sal e luz do mundo, a Igreja Católica se tornou uma massa amorfa que não se distingue mais do mundo que um dia pretendeu conduzir e moldar, mesmo destino que - infelizmente - muitas igrejas evangélicas estão seguindo ao privilegiar o materialismo e o consumismo, uma outra forma subreptícia de "erotização" da sociedade.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails