terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ateus e agnósticos sabem mais de religião do que católicos e evangélicos

O jornal britânico Telegraph noticia uma pesquisa feita nos Estados Unidos pelo Pew Forum on Religion & Public Life, e que apresentou resultados bastante curiosos. Obviamente, muitos dos entrevistados professam uma fé apenas nominal, como revela o fato de que 45% dos católicos não conheciam o dogma da transubstanciação da hóstia e do vinho. Os símbolos do corpo e do sangue de Cristo eles até conseguiam captar, mas isso não os levava a crer que não se trata apenas de símbolo para a Igreja Católica, mas de verdadeira transformação mística ("transubstanciação") no corpo e no sangue reais do Salvador. Já do lado evangélico, mais da metade não reconheceu Martinho Lutero como um dos pioneiros da Reforma Protestante.

A pesquisa foi feita com base num questionário de 32 perguntas, de níveis variados de conhecimento, entre as quais a que indagava o nome do livro sagrado dos muçulmanos e a que pedia o nome do primeiro livro da Bíblia. As questões envolviam, obviamente, uma série de dados não necessariamente familiares a cada um dos grupos pesquisados (o relatório completo - em inglês - está disponível no site do Pew Forum), o que ressalta o conhecimento que os não cristãos têm sobre o cristianismo, já que havia 12 questões sobre Bíblia e cristianismo, 11 sobre as demais religiões e 4 sobre liberdade religiosa, por exemplo. Além disso, levaram em consideração a complicada diversidade étnica norte-americana, e os intrincados meandros denominacionais, o que confunde bastante os dados cruzados da população entrevistada, mas mesmo assim é possível identificar tendências. No total, das 32 questões propostas, a média atingida por cada grupo foi a seguinte:

Ateus/agnósticos - 20,9
Judeus - 20,5
Mórmons - 20,3
Evangélicos fundamentalistas brancos - 17,6
Católicos brancos - 16,8
Protestantes tradicionais brancos - 15,8
Protestantes negros - 13,4
Católicos hispânicos - 11,6

Outro dado interessante é que, quanto maior o nível de educação do entrevistado, maior o conhecimento dele sobre religião. No geral, aqueles que tinham nível superior conseguiram uma média 8 pontos maior do que aqueles que haviam concluído até o 2º grau. Isto explica, de certa forma, que ateus e judeus tenham conseguido as mesmas médias que os cristãos de maior nível intelectual.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails