domingo, 26 de setembro de 2010

Um esboço sobre John Wycliff

No dia 31 de outubro comemora-se o dia da Reforma Protestante. Neste dia, Lutero teria fixado suas famosas 95 teses na porta da Igreja de Todos os Santos, em Wittenberg. 

Este evento marca o início dos conflitos do reformador alemão com a igreja católica, no entanto, esta não era a primeira tentativa de reforma da igreja.

Houve uma época onde o poder do papa ainda não era definido, e onde a igreja discutia ainda se era o papa ou os concílios que deveriam decidir sobre a vida da igreja. 

Neste tempo, surgia um homem na Inglaterra que denunciava a corrupção dos papas e tentava impulsionar uma reforma na Igreja: John Wycliff.

Este homem discordava de várias coisas ensinadas na igreja, entre elas a doutrina da transubstanciação, que ainda não era aceita completamente. Wycliff entendia também que todo cristão deveria conhecer as Escrituras, pois somente elas são nossa regra de fé. Não poupou esforços para torná-las públicas, se lançando inclusive à tarefa de traduzí-las para o inglês.

Obviamente uma pessoa que apontava sem medo os erros de seus contemporâneos não teria sossego por parte deles. Assim, Wycliff é forçado a abandonar a universidade de Oxford, onde dava aulas.

Mesmo depois de morrer, ele não teria sossego. Condenado postumamente no concílio de Constança, seu corpo foi exumado e seus ossos foram queimados, suas cinzas foram jogadas no rio Swift.

Qual o legado de Wycliff? Bem, além de ter influenciado Jan Huss, Wycliff nos deixa uma importante lição, lição esta que Lutero defendia muito bem: o direito de todo cristão conhecer as Escrituras e utilizá-las como regra de fé. 

Acredito que esta lição é a que mais precisamos ter em mente hoje em dia, pois não somos impedidos de ler as Escrituras apenas quando estas são oferecidas em idiomas estranhos não... 

Somos impedidos de ter as Escrituras também, quando elas são mal interpretadas a nós, e nós somos desmotivados a verificar se estas Escrituras realmente dizem aquilo que pastores e apóstolos modernos estão pregando.

Como comemoração ao dia da Reforma, o site e-cristianismo estará disponibilizando vários textos, um a cada domingo até o dia 31 de outubro. O texto de hoje nos fala sobre a vida de John Wycliff, este homem que não teve medo de defender aquilo que achava correto: nosso direito de conhecer as Escrituras.

Vida de John Wycliff:

http://www.e-cristianismo.com.br/pt/historia/biografias/175-john-wycliff

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails