sábado, 4 de setembro de 2010

Isaías e os "profetas" monetários

O culto ao dinheiro e às riquezas que hoje caracteriza – lamentavelmente – muitas igrejas evangélicas é completamente estranho ao ensino bíblico da boa nova. Em suas “liturgias” modernosas existe uma convocação ao “sacrifício” de dinheiro para se obter os favores de Deus, como se o Todo-Poderoso fosse obrigado por um contrato esotérico a prover de bens os Seus filhos que lhe “emprestam” dinheiro, sendo a prosperidade um sinal visível da Sua salvação. Nada mais profano e antibíblico. Este materialismo se enraizou de tal forma em muitas igrejas, mediante discursos cheios de chavões, mantras e palavras de efeito, que a leitura da Bíblia é desestimulada, justamente para que os ouvintes não parem para pensar na loucura que vivem e atribuem a Deus.

Se não bastasse o ensino neotestamentário, de que “não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:18-19), o próprio Velho Testamento, hoje invocado para cerimônias e votos sacrificiais judaizantes, aponta o caminho da salvação gratuita pelas palavras daquele que é considerado o profeta messiânico por excelência: Isaías. O grande capítulo do seu livro é o 53, onde ele prefigura a vinda do Messias - o Servo Sofredor - para salvar o Seu povo, e pouco antes o profeta alerta: “Porque assim diz o Senhor: Por nada fostes vendidos; e sem dinheiro sereis resgatados” (Isaías 52:3). Não por acaso, em seguida vem a ênfase na pregação do evangelho - “Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (52:7) –, o anúncio do Messias (cap. 53), coroando a mensagem antecipada (e gratuita) do evangelho com o clamor de Deus: “ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura” (55:1-2). Todo o restante do capítulo 55 segue nesta toada, a do perdão (e da vida) oferecido de graça por Deus, sem qualquer necessidade de dinheiro.

Ainda dá tempo dos seguidores dos “profetas” monetários voltarem a ler a Bíblia.

Um comentário:

  1. Graça e paz Hélio,
    recentemente eu ouvi um testemunho de uma pessoa dizendo que vivia na miséria, mas depois que foi para determinada igreja tudo midou (não foi Jesus que mudou a vida dele), e que ele estava ganhando um salário de mais de setenta mil reais por mês. Ele havia comprado um sítio, que era o sonho dele, mas que ele o "sacrificou" na fogueira santa e que agora ele tem uma fazenda (que deve sacrificar também).
    A igreja era enorme e estava lotada de gente que queria aquele tipo de deus também, o que satisfaz todos os desejos e dá muita riqueza. Não havia ali espaço para o Deus que servimos e muito menos para o evangelho que Paulo pregava e que disse que se tivéssemos o que comer e o que vestir que estivéssemos satisfeitos. O Deus de Paulo, Pedro, João e do que Jesus veio nos apresentar esse não presta. Eles querem Mamom o deus das riquezas deste mundo e não o Deus das mansões celestiais. Só que eles não falam nessa "igreja" que Mamom os levará para o inferno e que o Deus dos apóstolos bíblicos nos leva para o céu. Isso eles não falam.
    Que o Senhor nos ajude a não querermos servir tmbém a esse demônio.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails