terça-feira, 20 de setembro de 2011

Elfos ainda têm seguidores na Islândia

A Islândia é um país insular localizado nos limites do Oceano Atlântico Norte com o Círculo Polar Ártico, com pouco mais de 400.000 habitantes, na sua imensa maioria de origem viking (escandinava, portanto), mais conhecido ultimamente pelas cinzas expelidas pelo vulcão de nome impronunciável, o Eyjafjallajökull, que provocou a paralisação dos voos na Europa por vários dias há pouco tempo atrás. Pouca gente sabe, mas é na Islândia, também, que boa parte da mitologia nórdica foi composta ou registrada. Trolls, elfos, goblins, anões e ogros, por exemplo, sempre fizeram parte do imaginário popular. A cristianização da ilha a partir do século XI, entretanto, não impediu que o paganismo fosse completamente extinto, o que talvez explique o fato de que recente pesquisa realizada no país mostre que muita gente ainda creia em elfos, os mitológicos seres loiros imortalizados na trilogia "O Senhor dos Anéis", e também em fantasmas. A notícia é do jornal português Correio da Manhã:

Islandeses acreditam em elfos e fantasmas

Um estudo sobre superstição na Islândia conclui que um número significativo de cidadãos desse país acredita na existência de Elfos e fantasmas.


Os resultados deste estudo são similares a outro, realizado em 1974 pelo Professor Erlendur Haraldsson. Terrey Gunnel afirmou que “os islandeses são muito mais abertos para os fenómenos como sonhar com o futuro, pressentimentos, fantasmas e elfos, do que outras nações”, segundo o site ‘Iceland Review’.

Apenas 13 por cento dos participantes do estudo disseram que era impossível a existência de elfos, 19 por cento acham improvável, 37 por cento disse que era possível que os elfos existam, 17 por cento acham provável e oito por cento considera mesmo que existem. Cinco por cento não tem opinião.

Uma maior percentagem admitiu a existência de fantasmas. Apenas sete por cento disse que a sua existência era impossível, 16 por cento disse que era improvável, 41 por cento acredita que seja possível, 18 por cento acha provável, 13 por cento tem a certeza da sua existência e apenas quatro por cento não tem opinião.

Gunnel ficou surpreendido com os resultados, porque a sociedade islandesa mudou desde 1974, quando Haraldsson revelou que os islandeses acreditavam mais em fenómenos sobrenaturais do que outras nações, acreditando que os filmes de Hollywood e o facto das cidades e as casas estarem a ficar velhas e o campo mais misterioso contribuam para estes resultados.

O estudo foi feito em 2006 e 2007 pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Islândia e patrocinado pelo fundo de pesquisa da Universidade. Participaram cerca de 1000 pessoas nos questionários.

Os resultados ainda não estão completos, pelo que estarão prontos em Dezembro.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails