quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Invejosos economizam mais!

Nunca menospreze o poder da inveja, para o mal e para o bem, conforme mostra  matéria curiosa publicada no Território Eldorado em 09/10/13:

Usando a inveja, empresa economiza milhões em contas de luz

Giovanni Tonussi

Você sabia que seus vizinhos estão economizando mais energia que você? Pois é, enquanto você ainda pena para desligar a luz enquanto está fora do quarto, e não tira o carregador da tomada, eles já estão diminuindo a conta de luz.

Na verdade, essa informação não passa de um bilhete dado aos participantes de uma pesquisa. Há cerca de dez anos, o sociólogo Robert Cialdini separou quatro grupos de pessoas, e enviou um bilhete a cada um deles. Três levavam mensagens como “Salve o Planeta”, ou “Seja um Bom Cidadão”, mas nenhuma delas teve um resultado positivo. Apenas o grupo que recebeu o bilhete sobre os vizinhos se sentiu motivado a gastar menos eletricidade.

Pensando nisso, uma empresa chamada Opower resgatou esses dados e resolveu montar uma conta de luz diferente. Nela, os dados de todos os vizinhos são divulgados através de um gráfico, e aquele que economiza mais fica em destaque. Os outros recebem dicas de como melhorar, ou seja, o verdadeiro prêmio de consolação que ninguém gosta.

A Opower já atua em seis países, sempre gerando economia apenas por mudar o design das contas. Eles calculam que já foram economizados mais de US$250 milhões com essa iniciativa.

E você, vai deixar seu vizinho ganhar essa?



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails