sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Orkut faria 10 anos hoje

No dia 24 de janeiro de 2004, iniciava sua aventura na internet o orkut, uma rede social antes de que este tipo de serviço viesse a ser conhecido como "rede social".

O título deste artigo utiliza o condicional "faria" não porque o orkut não exista mais, mas porque ele, de certa forma, morreu para a maioria dos usuários que, por vários anos, navegaram por suas páginas, conheceram pessoas, discutiram em suas comunidades, fizeram novos amigos e tiveram relacionamentos - os mais variados - que nasceram e se romperam ao sabor do gosto de novidade que o portal representava.

Quando o turco Orkut Büyükkökten, engenheiro do Google, criou a rede que leva seu nome, provavelmente não imaginava o sucesso que ele alcançaria.

Ali por volta de 2005, convites para o orkut (então uma rede fechada) eram disputados a tapa. Talvez este tenha sido o segredo para o seu sucesso, afinal todo mundo se perguntava o que havia de tão especial ali para que as pessoas se digladiassem por um lugar ao sol de Orkut.

Contemporâneo de outras redes sociais como myspace e facebook, além de tantas outras que ficaram no limbo da história, o orkut não conseguiu se reinventar, ou - talvez - não quis evoluir.

Passou-se o tempo e o portal foi consumido por vírus embutidos naqueles gifs sentimentaloides de gosto duvidoso, e o facebook aos poucos se impôs à antiga rede, que ainda ficou muito popular por alguns anos em dois grandes países do mundo, no sentido populacional: Brasil e Índia.

Aliás, o orkut nunca foi tão popular em outros países como era no Brasil e na Índia, os grandes responsáveis pelo seu sucesso a nível global.

Este fôlego emergente de parte dos BRICS não foi suficiente para manter a vitalidade do orkut, condenado que foi à morte pelo seu proprietário, o Google, que o abandonou à própria sorte.

Ainda existe muita gente que acessa o orkut, sobretudo nas comunidades especializadas sobre futebol e séries de TV. Um submundo insiste em resistir ali. 

Às barricadas, portanto!

O facebook venceu, mas já surgem sinais de que ele pode estar tomando o mesmo caminho do finado orkut. Sobre isso falaremos daqui a alguns dias, mas quem viver, verá!



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails