segunda-feira, 18 de maio de 2015

Papa diz que medo não é atitude cristã

Matéria publicada no Zenit:

Homilia do Papa: “O medo não é uma atitude cristã"

Nesta sexta-feira, Francisco recordou que ao contrário do medo, o temor de Deus nos faz ir adiante para cumprir a missão dada pelo Senhor

Comunidades que têm medo e não têm alegria estão doentes, não são comunidades cristãs. Foi o que o Santo Padre destacou na homilia desta sexta-feira na Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta. Ele centrou sua homilia nas palavras "medo" e "alegria", e disse que "o medo é uma atitude que nos faz mal; nos enfraquece, nos limita e até nos paralisa".

O Santo Padre explicou que uma pessoa que tem medo "não faz nada, não sabe o que fazer. Concentra-se em si mesmo para que não lhe aconteça nada de mal; o medo leva a um 'egocentrismo egoísta', que paralisa. O cristão medroso é aquele que não entendeu a mensagem de Jesus”.

E explicou que por isso Jesus diz a Paulo: "’Não tenha medo, continue a falar’. O medo não é cristão; é um comportamento de quem tem a alma aprisionada, presa, sem liberdade de olhar em frente, de criar algo, de fazer o bem”. Assim, Francisco convidou a “não ter medo de pedir a graça da coragem, da coragem do Espírito Santo que nos envia”.

“Existem comunidades medrosas, que apostam sempre no certeiro: ‘Não, não vamos fazer isso... isso não, não pode...’ - continuou o Papa- É como se na porta de entrada estivesse escrito ‘proibido’: tudo é proibido, por medo. E quando se entra numa comunidade assim, se sente o marasmo, porque é uma comunidade doente”.

“O medo – explicou Francisco– deve ser distinguido do ‘temor de Deus’, que é santo, é o temor da adoração diante do Senhor. O temor de Deus é uma virtude: não é limitativo, não enfraquece, não paralisa: faz ir adiante para cumprir a missão dada pelo Senhor”.

A segunda palavra da homilia de hoje foi "alegria". O Santo Padre Francisco lembrou que Jesus diz que ninguém pode tirar a nossa alegria. E também salientou que "nos momentos mais tristes, nos momentos de dor, a alegria se torna paz”. Ao contrário, um divertimento no momento da dor se torna sombrio, por isso, “um cristão sem alegria não é um cristão; um cristão que continuamente vive na tristeza, não é cristão. E um cristão que no momento da provação, das doenças ou das dificuldades, perde a paz, é porque lhe falta algo”.

Portanto, continuou o Papa, "a alegria cristã não é diversão, não é uma alegria passageira; a alegria cristã é um dom, é um dom do Espírito Santo. É ter o coração sempre alegre porque o Senhor venceu, o Senhor reina, o Senhor está à direita do Pai, o Senhor olhou para mim e me enviou; me deu a sua graça e me fez filho do Pai ... esta é a alegria cristã. Um cristão vive na alegria".

O Pontífice afirmou que "uma comunidade sem alegria é uma comunidade doente". Talvez seja uma "comunidade divertida", mas é "doente de mundanidade”, porque não tem a alegria de Jesus Cristo". Assim, "quando a Igreja está com medo e não recebe a alegria do Espírito Santo, a Igreja adoece, as comunidades adoecem e os fiéis adoecem".

Ao concluir sua homilia, o Papa Francisco rezou: “Elevai-nos Senhor, ao Cristo, sentado à direita do Pai; elevai o nosso espírito. Despojai-nos de todo o medo e dai-nos a alegria e a paz”.

Rádio Vaticano/ Adaptado por Zenit



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails