terça-feira, 27 de maio de 2008

Diário de um lunático - 6

23/04/2007

Olá para todos! Já faz um bom tempo que eu não escrevo aqui. Realmente, as coisas ficaram difíceis nestes últimos dias, e eu tive que procurar emprego da velha forma mesmo: indo de empresa em empresa. Talvez não tenha sido tão ruim assim, vocês não tiveram o desgosto de encontrar mais um de meus textos bestas.

Mas como eu não ligo para as críticas, cá estou novamente escrevendo sobre estes dias passados. A boa notícia é que eu finalmente consegui um emprego. Não é uma coisa muito fácil, vocês devem saber. A questão é que o meu novo patrão é adventista do sétimo dia. Há vantagens e desvantagens de se ter um patrão assim. A grande vantagem é que você tem certeza absoluta que nunca irá trabalhar aos sábados, o que é bom para um ser consumidor necessitando de mais tempo para incentivar o capitalismo, como eu. Por outro lado, você pode esquecer daqueles churrascos que as empresas dão no dia do trabalho.

Falar dos adventistas é muito fácil, afinal de contas, eles são quase omni-presentes na internet. Gostam de fóruns, gostam principalmente de defender o criacionismo. Certamente entre os maiores criacionistas estão os adventistas. Conhecendo a teologia cristã como eu venho conhecendo recentemente, posso imaginar por que isto acontece.

Os adventistas estão para a maioria dos outros cristãos, assim como os agnósticos estão para os ateus, mas ao contrário. O adventista é mais materialista que um cristão comum, o agnóstico é mais espiritualista que o ateu comum (pelo menos em teoria). Assim, os adventistas não podem admitir a existência de uma alma, por exemplo, como outras denominações.

Este "materialismo" pode ser notado até quando eles recorrem à Bíblia, seu livro sagrado. Tudo deve ser lido rigorosamente da forma que está. Mas é claro, tenho que fazer uma observação aqui... Todo livro deve ser lido da forma que está mesmo. O autor não escreve "cachorro" querendo escrever "macaco". O problema adventista da leitura da Bíblia, é que eles transformaram aqueles números antes do versículo, como por exemplo João 3:16, como algo que faz parte do texto, desde os primórdios dos tempos. Para eles, o texto está todo fatiado como um presunto... Bem, a comparação não foi boa, vamos tentar de novo... Para eles, o texto está todo dividido como os anéis de uma cebola, e para montar a sua salada teológica, eles podem escolher os anéis que quiserem. Tudo em nome da boa culinária.

Recentemente descobri que eles pregam que todas as religiões do mundo irão se unir contra eles. Eu acho que seria muito divertido uma união entre Orlando Fedeli, Silas Malafaia, Edir Macedo, Caio Fabio e o Inri Cristo. Seria uma ótima versão da Liga da Justiça, ou para os mais clássicos, uma ótima peça de tragédia grega, onde os adventistas, é claro, ocupariam o lugar dos narradores. Felizmente, a idéia é meio absurda para mim, afinal estamos em um mundo cada vez mais individualista. A tendência é separar, e não juntar. Isto é tão verdade, que os próprios adventistas se separaram...

Eles também possuem uma profetiza, que muitos acusam de plágio. Já vi alguns comentando que na época não havia direitos autorais. Certamente com isto eles querem dizer que a sua cópia é profeticamente autorizada, o que faz de todo copista da Bíblia na história, um potencial profeta. Recentemente inventaram também as sociedades proféticas, já que são Sociedades Bíblicas que distribuem a Bíblia hoje. Está muito fácil ser profeta, até eu posso ser. Aproveitando esta minha nova capacidade, quero dizer que pelo menos daqui a um ano este meu texto estará em um blog ou algum site. Vamos ver se passo no teste.

Para encerrar, gostaria de dizer que o meu emprego está sendo ótimo. Espero em breve escrever mais alguma coisa aqui.

Pedro.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails