sábado, 13 de fevereiro de 2010

Devolvam Brasília para Goiás!

Coluna de Fernando Rodrigues na Folha de S. Paulo de hoje:


Brasília fracassou


BRASÍLIA - A prisão preventiva do governador de Brasília, José Roberto Arruda, confirma a falência do modelo político-administrativo do Distrito Federal. Criado em 1960 e piorado ao longo das décadas, o sistema é disfuncional e produz escândalos em série.

O Congresso fará um bem ao Brasil -e aos habitantes de Brasília- se extinguir o modelo em vigor. O Distrito Federal tem mais de 2,5 milhões de habitantes e nenhum prefeito nem vereador. Só há um governador e uma Câmara Distrital. A concentração de poder é a porta de entrada para a corrupção.

Considerava-se necessário no passado instalar a capital da República numa área de segurança nacional. Esse conceito caducou. Não há prejuízo nem risco para o Brasil hoje se o Distrito Federal for devolvido para Goiás. Cidades satélites como Ceilândia (mais de meio milhão de habitantes) passariam a ter prefeitos e Câmara Municipais.

Não ficariam mais controladas por um administrador nomeado sabe-se lá com que tipo de influência política imprópria e oculta. O centro de Brasília também pode ser uma cidade autônoma, como as demais, com prefeito e vereadores. Os cidadãos brasilienses passariam a votar para eleger o governador de Goiás, senadores, deputados federais e estaduais goianos.

Os benefícios seriam fartos. O Senado eliminaria as três vagas de Brasília. Não haveria mais Câmara Distrital e a casa dos horrores chamada Palácio do Buriti, sede do governo local. Os edifícios poderiam ser convertidos em museus.

É preciso coragem para colocar essa mudança em prática. Mas o fracasso retumbante do sistema atual exige grandeza do Congresso: acabar com o democratismo da Constituição de 1988 que ampliou de maneira desmedida a autonomia administrativa para um pedaço de terra no interior de Goiás. Um benefício pago com o dinheiro de todos contribuintes brasileiros.

2 comentários:

  1. A idéia é muito boa, portanto nada mudara.

    ResponderExcluir
  2. aleques soares de sousa8 de abril de 2011 às 17:36

    Aleques soares de sousa
    Não é por nada não , más esse texto não leva em consideração um monte de coisas.
    Primeiro: O fato de ter prefeitos não elimina o fator corrupção da administração pública muito bem mostrado em vários casos de corrupção evolvendo prefeituras e suas respctivas câmaras municipais;
    Segundo : Prefeituras e Câmaras municipais em alguns municípios os salários que é pago para seus componentes não é coberto pela arrecadação do próprio município levando os munícepes a trabalharem para manter um exevutivo sem função e um legslativo sem proveito.
    Vamos fazer uma análise mais criteriosa eu acho sinceramente que Executivo e Legislativo municipais só servem para gastar o dinheiro que poderia ser usado para investimento na população.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails