domingo, 7 de fevereiro de 2010

Jesus, propriedade exclusiva

O mundo é engraçado. 

A gente vai tocando a vida no meio de rotinas, alegrias, problemas, e ao mesmo tempo vamos sendo bombardeados por slogans e mensagens que os outros tentam nos passar, vindos de todos os lugares, como os adesivos dos carros que vemos todos os dias. 

Aí a gente pára um pouco e somos levados a refletir sobre o que eles dizem, e pára menos ainda para deglutir o que eles querem dizer. 

Um desses adesivos que estão se tornando corriqueiros é aquele que sinaliza um automóvel como “propriedade exclusiva de Jesus” ou que está “a serviço do Senhor Jesus”, o que me leva a pensar que este deveria ser o ideal de vida de todo cristão, servir única e exclusivamente a seu Mestre Jesus, mas que parece ser tão fora da realidade de cada um de nós, por mais dedicados e consagrados que sejamos ou pretendamos ser. 

Existe também a versão, digamos, “mercadológica gospel” desses adesivos, já que é comum vê-los em veículos de empresas, como se Jesus fosse o seu verdadeiro proprietário ou maior acionista. 

Por mais belo que seja o ideal de se consagrar tudo o que somos e temos a Deus, estamos muito distantes de atingir a perfeição nesta vida, e transmitir uma mensagem como essa pode parecer uma espécie de arrogância ou demagogia, sem que o “portador” do adesivo se dê conta de que é esta a ideia que está passando. 

Pode ter a melhor das intenções, mas corre o risco do seu testemunho pessoal (ou a lisura de seus negócios) ser uma gritante negação do que seu adesivo prega. 

Afinal, o cristão nunca deve desprezar o risco da hipocrisia, que está sempre pronta a contaminar (e invalidar) o seu discurso. 

A mensagem, portanto, pode ser desviada para a questão de se saber quem pertence a quem. Jesus tem a propriedade exclusiva do cristão e de tudo que lhe pertence? 

Ou, por outro lado, é o cristão que tem a propriedade exclusiva de Jesus? 

É o cristão que está a serviço do Senhor Jesus, ou o Senhor Jesus que está a serviço do cristão? 

É claro que a imensa maioria das pessoas que veem esses adesivos simplesmente não os enxerga, no sentido de que é uma informação descartada instantaneamente. 

Poucos a processam, e menos ainda analisam a fundo o que ela quer dizer, daí ser impossível precisar se alguém tem a vida transformada por um desses adesivos. 

A “bola” volta, portanto, para quem a jogou: o transmissor da mensagem realmente está “a serviço do Senhor Jesus”? 

Tudo o que ele é e tem pertence 100% a Jesus? 

São essas as questões que precisam ser respondidas, sob o risco de se estar passando, no fundo, a mensagem contrária: a de que o Senhor Jesus pertence ao imaginário vaidoso e delirante de quem diz segui-lO.


2 comentários:

  1. Olá, boa noite! Onde comprar adesivo de parede para colar bem na frente da minha casa com esses dizeres: PROPRIEDADE DO SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails