domingo, 13 de março de 2011

Imagens impressionantes do tsunami no Japão

O site australiano ABC News tem uma página com fotos impressionantes da devastação provocada na costa nordeste japonesa pelo tsunami que se seguiu ao terremoto naquela região. As imagens estão postadas no formato "hover", em que você, movimentando o cursor, consegue visualizar como era o local antes e como ficou depois da catástrofe. Abaixo seguem dois exemplos que dão uma pequena ideia da tragedia, mas você pode conferir várias fotos na página indicada acima:






O site do jornal americano Boston Globe também tem uma coleção de fotos assustadoras e emocionantes dos muitos dramas vividos pelas pessoas comuns:




As imagens do tsunami atingindo a cidade costeira de Miyako também são aterradoras:



Veja também as imagens da explosão dos reatores da usina nuclear de Fukushima, onde foi reportado vazamento de material radioativo:




Como é sobejamente sabido, o Japão tem seu território localizado na junção de 3 placas tectônicas (a Eurasiana, a das Filipinas e a do Pacífico), sendo, portanto, um convite indesejável aos cataclismas sísmicos decorrentes (com o perdão da redundância) da movimentação e do atrito entre essas mesmas placas. Logo, a pergunta que não quer calar é a seguinte: por mais desenvolvido (e carente de recursos hídricos) que seja o país, ¿como é que permitiram o uso intensivo da energia nuclear? E ainda: já que era inevitável usar este tipo de energia, ¿como é que não tomaram os cuidados mais extremados, com planos A, B, C, ... até Z, de contingência nuclear?





Excelente infográfico de Luciana Pimenta e Pedro Turano, do jornal O Povo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails