quinta-feira, 3 de março de 2011

Novo livro de Bento XVI combate o anti-semitismo

Com lançamento marcado para o próximo dia 10 de março, o novo livro do papa Bento XVI, intitulado "Jesus de Nazaré. Da Entrada em Jerusalém até à Ressurreição" traz um panorama dos últimos dias de Jesus, dando ênfase especial ao processo que levou à sua crucificação. Neste aspecto, o papa exime - de maneira clara e contundente - o povo judeu de qualquer responsabilidade (coletivamente considerada) quanto ao sangue derramado na morte de Cristo, circunstância que foi utilizada durante séculos como razão de fundo para a perseguição aos judeus. Ainda que muitas vezes as motivações fossem mais econômicas e ideológicas, além do oportunismo barato que infesta a humanidade, a justificativa religiosa do deicídio (a morte de Deus na cruz) foi sistematicamente aproveitada para promover inquisições, conversões forçadas e extermínios, dos quais o Holocausto perpetrado pelos nazistas é o triste exemplo mais dramático. Em suma, o papa acusa a "aristocracia judaica", ou seja, o Sinédrio, como maior responsável pela execução de Jesus, e tira do versículo de Mateus 27:25 ("que o seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos") o significado de que este mesmo sangue de Cristo seria punitivo e vingador em relação a toda a nação judaica. Pelo contrário, Bento XVI vê neste sangue a reconciliação que Deus propõe à humanidade, judeus incluídos. São argumentos que já vinham sendo expressos pela Igreja Católica desde a bula Nostra Aetate de 1965, um dos frutos do Concílio Vaticano II, que deu início à reaproximação do Vaticano com as outras grandes religiões não cristãs do mundo, mas o livro do papa agora os reforça e os expande, o que foi reconhecido pelo rabino David Rosen, diretor de assuntos inter-religiosos do Comitê Judeu Americano e um dos líderes do diálogo com os católicos, em entrevista concedida ontem, 2 de março, ao jornal The Washington Post. Por seu lado, segundo informa o jornal israelense Haaretz, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu enviou mensagem ao papa felicitando-o por sua atitude, dizendo que isto "ajudará no avanço da paz", expressando o desejo de vê-lo em breve para agradecer-lhe pessoalmente. O Haaretz ainda registra a repercussão favorável que este gesto teve na elite religiosa e intelectual de Israel.

Este é o segundo livro da trilogia que o papa escreve sobre Jesus. O primeiro volume, "Jesus de Nazaré. Do Batismo à Transfiguração"), foi publicado há quatro anos, e há uma uma terceira parte, que abordará os chamados «"evangelhos da infância". Pode-se discordar do pensamento de Bento XVI, mas há que reconhecer sua capacidade como pesquisador e erudito que utiliza a metodologia própria para uma obra desta envergadura. O site da Agência Ecclesia disponibilizou em PDF um excerto do atual livro, em português de Portugal, do qual destacamos os seguintes trechos:

Na descrição do andamento do processo, os quatro Evangelhos estão de acordo em todos os pontos essenciais. João é o único que refere o diálogo entre Jesus e Pilatos, no qual é esquadrinhada em toda a sua profundidade a questão da realeza de Jesus, do motivo da sua morte (cf. 18, 33-38). Obviamente, o problema do valor histórico desta tradição é objeto de discussão entre os exegetas. Enquanto Charles H. Dodd e também Raymond E. Brown a avaliam em sentido positivo, Charles K. Barrett exprime-se em sentido extremamente crítico: «Os acréscimos e as modificações que João faz não abonam em favor da sua credibilidade histórica» (op. cit., p. 511). Seguramente ninguém está à espera de que João nos tenha querido dar algo parecido com uma ata do processo. Mas certamente que se pode supor que ele tenha sabido interpretar, com grande exatidão, a questão central de que se tratava e, por conseguinte, nos coloque diante da verdade essencial de tal processo. Deste modo, o próprio Barret afirma que «João identificou, com máxima clarividência, a chave interpretativa para a história da Paixão na realeza de Jesus e pôs em relevo o seu significado talvez mais claramente do que qualquer outro autor neotestamentário» (p. 512).

Antes de mais, perguntemo-nos: quem eram precisamente os acusadores? Quem insistiu para que Jesus fosse condenado à morte? Nas respostas dos Evangelhos, há diferenças sobre as quais devemos refletir. Segundo João, eles são simplesmente «os judeus». Mas este termo, em João, não indica de modo algum – ao contrário do que o leitor moderno talvez se sinta inclinado a interpretar – o povo de Israel enquanto tal, e menos ainda reveste um caráter «racista». Em última análise, o próprio João, quanto à nacionalidade, era israelita, tal como Jesus e todos os seus. A comunidade primitiva era inteiramente formada por israelitas. Em João, o referido termo tem um significado específico e rigorosamente limitado: designa a aristocracia do templo. Portanto, no quarto Evangelho, o círculo dos acusadores que pretendem a morte de Jesus é descrito com precisão e claramente limitado: trata-se precisamente da aristocracia do templo, com alguma exceção, como deixa entender a alusão a Nicodemos (cf. 7, 50-52).

---------

Mesmo que «todo o povo», segundo Mateus, tivesse dito «que o seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos» (27, 25), o cristão há de recordar que o sangue de Jesus fala uma linguagem diferente da do sangue de Abel (cf. Hb 12, 24): não pede vingança nem punição, mas é reconciliação. Não foi derramado contra ninguém, mas é sangue derramado por muitos, por todos. «Todos pecaram e estão privados da glória de Deus. […] Deus ofereceu-O [Cristo Jesus] para n’Ele, pelo seu sangue, se realizar a expiação», diz São Paulo (Rm 3, 23.25). Tal como, a partir da fé, é preciso ler de modo totalmente novo a afirmação de Caifás acerca da necessidade da morte de Jesus, assim também se deve fazer com a palavra de Mateus sobre o sangue: lida na perspectiva da fé, ela significa que todos nós precisamos da força purificadora do amor, e tal força é o seu sangue. Não é maldição, mas redenção, salvação. Só com base na teologia da Última Ceia e da Cruz, presente na totalidade do Novo Testamento, é que a palavra de Mateus sobre o sangue adquire o seu sentido correto.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails