quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Antes de sair, Obama deu título de "monumento nacional" a 3 igrejas

A Igreja Batista da 16th Street em Birmingham, Alabama: um símbolo de resistência e militância contra o racismo.

Pouco antes de deixar o poder, o hoje ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, emitiu vários decretos de fim do governo, sendo que um deles designou como "monumento nacional" três igrejas.

Os templos estão localizados em Birmingham, cidade mais populosa do Estado do Alabama, junto com outros locais de interesse do movimento pelos direitos civis que reformou o país nos anos 1960, formando o conjunto denominado Monumento Nacional dos Direitos Civis em Birmingham.

O templo mais significativo é o da 16th Street Baptist Church, onde 4 garotas afroamericanas morreram no dia 15 de setembro de 1963 em consequência de um ataque de membros da Ku Klux Klan (KKK), que detonaram mais de uma dúzia de bananas de dinamite.

As outras duas igrejas são a Bethel Baptist Church e a St. Paul United Methodist Church, todas elas marcos históricos da militância contra o racismo nos EUA.

Entre os locais alçados à condição de "monumento nacional", está também o histórico A. G. Gaston Motel, que serviu de quartel-general da campanha pelos direitos civis liderada pelo Rev. Martin Luther King Jr. e outras figuras proeminentes na época.

O Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos será o responsável pela administração dos novos monumentos nacionais, devendo preparar e programar a sua visitação em consonância com a preservação histórica.

A fonte da informação é a PBS.

As 4 vítimas inocentes do bombardeio da 16th Street Baptist Church em 1963 pela KKK
Nunca é nem será demais relembrá-las...



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails