“Talvez haja mais compreensão e beleza na vida quando os raios ofuscantes do sol foram suavizados pelos contornos da sombra." (Virginia M. Axline)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ariovaldo Ramos e a redução da maioridade penal

Assinamos embaixo...







Comments (35)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
Mas que discurso embusteiro recheado de truques e falácias lógicas. Não poderia ser mais desastroso a defesa dele contra a redução da maioridade penal.

1 - Ele começa falando que o Brasil tem tantos "porcentos" de analfabetos funcionais coisa e tal. Bem, dá para entender que ele começa a vincular de maneira proporcional a criminalidade com o nível de escolaridade dos indivíduos. Em partes é verdade que uma educação de melhor qualidade aumenta as chances de um indivíduo no mercado de trabalho e, portanto, reduz as chances dele cometer algum crime. Mas isso não significa absolutamente nada na questão de construir um argumento contra a punição ao criminoso, seja ele maior ou menor de 18 anos. Em outras palavras, quem disse que para investir em educação devemos parar de punir criminosos? Não é possível investir em educação ao mesmo tempo em que criminosos são tirados de circulação do meio da sociedade devido a algum crime que ele vier a cometer?
5 replies · active 624 weeks ago
2 - Eu não sei de onde ele tirou a ideia de que a proposta de punir com maior severidade jovens menores de 18 anos que cometem crimes hediondos visa atingir somente os brasileiros pobres e/ou negros (?) deste pais poupando os que fazem parte do que ele chama de "elite branca" (esse papinho ai cheira a discurso marxista de luta de classes).

O sujeito que ateou fogo na dentista não era nenhum pobre coitado, negro, necessitado, usuário de crack morador da periferia ou algo que o valha. Era um jovem da classe média que estava dentro de um Audi a caminho do consultório da dentista. Só este exemplo derruba esse papo fiado do "pastor-marxista" Ariovaldo Ramos.
2 replies · active 624 weeks ago
3 - Em dado momento ele se manifesta contra a redução da maioridade penal falando a respeito da falta de vagas nos presídios. E o que isso tem haver com criar punições mais severas contra pessoas que cometem crimes hediondos? Por esta lógica bizarra vamos deixar de lutar para que pessoas deixem der receber tratamento médico nos hospitais devido a superlotação dos mesmos, pois no sistema público falta hospitais tanto quanto falta presídios. Francamente. Quem é que vai defender a ideia de que na superlotação de presídios ou hospitais é necessário não levar pessoas mais presas ou aos hospitais? Isso sim é "apagar a luz para resolver o problema da sujeira na parede", do qual ele mesmo citou no início do vídeo. Que seja construído mais presídios (e mais hospitais também). Lugar de doente é no hospital e lugar de bandido é na cadeia.
2 replies · active 624 weeks ago
4 - Chega uma parte que ele questiona quantos brasileiros menores de 16 anos cometem tal e tal crime. Mais uma vez ele coloca no debate uma questão totalmente fora do foco. É verdade que não existe nenhum brasileiro menor de 18 anos negociando sentenças na justiça por ai, mas é plenamente verdade que existe brasileiros menores de 18 anos colocando faca no pescoço de mulheres para estrupa-las torturando-as com requintes de crueldade. O que fazer com esse tipo de brasileiro? Colocar ele na fundação Casa, solta-lo aos 21 anos (alguns casos soltam quando completam 18 anos) com a ficha limpinha (como se ele nunca tivesse feito nada de errado) para que ele faça outras vítimas?

Sinceramente. Eu ainda não escutei nenhuma razão lógica para administrar apenas uma "medida sócio educativa" em menores de idade que de forma fria e calculista cometem crimes hediondos, mesmo se este menor complete 18 anos um dia depois de ter cometido o crime.
2 replies · active 624 weeks ago
E deste maiores de 18 anos que cometem crimes e mais crimes por ai, quantos deles começaram quando ainda eram menores de idade?

Hélio, qual o argumento lógico para punir com 30 anos de cadeia um sujeito de 18 anos que comete um crime hediondo e administrar uma "medida sócio educativa" para um sujeito que tem 17 anos 11 meses e 29 dias" e que cometeu o mesmo crime hedindo que o sujeito com 18 anos?
2 replies · active 624 weeks ago
5 - Eu professo a fé cristã e sou a favor de que o jovem menor de 18 anos que comete algum crime hediondo fique por um bom tempo fora de circulação para que não venha a cometer novos crimes e também para que pague pelo crime que cometeu.

"Eu como cristão..." Dizia Ariovaldo Ramos aos 12min:02seg do vídeo. Vamos relembrar o caso do jovem que foi morto com um tiro na cabeça por um menor que completaria 18 anos dias depois de ter cometido o crime. Ariovaldo Ramos diria o seguinte: "Eu como cristão não posso ser a favor de que lhe apliquem penas mais severas para este jovem". Ou seja, para ele só é um verdadeiro cristão aqueles que possuem empatia para com o criminoso menor de idade por sugerir que o "pobre jovem vítima das injustiças sociais" receba somente uma "medida socio educativa" e que seja solto aos 21 anos com a ficha limpinha para que possa dividir o mesmo espaço que ocupam os familiares do jovem da "elite branca" que foi morto pelas suas mãos.
2 replies · active 624 weeks ago
6 - "Base educacional ruim, distribuição de renda ruim, desigualdades sociais, má distribuição de terra,etc". Por causa de tudo isso, na cabeça do Ariovaldo Ramos, não devemos punir mais severamente os criminosos. Imaginem a seguinte situação: Um sujeito de 17 anos 12 meses e 29 dias estupra uma mulher. Não devemos prende-lo por que a escola pública é uma porcaria (??????).

Ou ainda: Um sujeito da classe média com 17 anos ateia fogo em uma dentista por que ela só tinha 30 reais na conta. Não devemos ser a favor que ele seja preso por que a distribuição de renda no Brasil é desigual (?????????)

Que argumento mais non-sense. Hélio, francamente, como você cai nesse papo sem vergonha?
2 replies · active 624 weeks ago
7 - A partir dos 14 minutos do vídeo ele usa a velha falácia da bola de neve. Nessa falácia, alguém parte de uma proposição, e em seguida encadeia outras proposições nela até chegar a uma conclusão absurda (no caso do Ariovaldo a proposição de prender recém nascidos pobres e/ou negros). E, geralmente, essa conclusão é aquela rejeitada pela maior parte do público (quem seria a favor de colocar na cadeia crianças recém nascidas?).

A estrutura da falácia da bola de neve é a seguinte:

- X conduz a Y que conduz a W que conduz a Z.
- Z é falso.
- Logo, X é falso.

O Ariovaldo usa um argumento ilógico, desonesto e safado.
3 replies · active 624 weeks ago
E a respeito do aliciamento de menores por que ele não propõe penas mais severas contra criminosos que aliciarem menores de idade? Ou por que ele não propõe o fortalecimento da família? Antes ele prefere propor que pessoas como aquelas que mataram o jovem Hugo e que incendiaram a dentista receba apenas uma "medida socio educativa" e seja tão logo solto.

Vou parar por aqui, já falei demais. O discurso dele é recheado de clichês marxistas, falácias lógicas, truques retóricos e fraude intelectual. Será que ele entende que a cadeia existe por que bandidos existem e não o inverso?

Me espanta o fato de alguém ouvir esse tipo de discurso e não se dar conta dos truques ali embutidos.
3 replies · active 624 weeks ago
O que mais me preocupa nesta discussão é que ela visa sobretudo, refutar algumas opiniões consideradas "marxistas". Assim, a motivação por trás de tudo isto é apenas combater o marxismo, nada mais... Não se vê aqui nenhuma preocupação em recuperar criminosos, ou até mesmo de amparar vítimas. Algo pode ser dito sobre isto, mas esta não é a preocupação maior dos posts. A preocupação maior aqui é que criminosos devem ser punidos com o máximo rigor! Estamos falando aqui como cristãos, que deveriam em todas as suas confissões, se considerar criminosos do mais alto grau, já que atentamos contra as leis de Deus. Nós deveríamos nos considerar os maiores criminosos e reconhecer que somos também alvo da compaixão divina... O problema é que este discurso todo não possui este tipo de compaixão, este discurso todo não está preocupado com a recuperação de pessoas, não está preocupado em despertar o arrependimento sincero nestas pessoas... Este discurso todo existe apenas para deixar alguns de consciência limpa, tanto por ter vencido o "marxismo" em mais um campo de batalha quanto por ter conseguido punir mais pessoas... Precisa-se ainda hoje aprender o que significa "Misericórdia quero, não sacrifícios"...
“Eu, por exemplo, tenho amigos e irmãos em Cristo ultraconservadores e antimarxistas de berço que concordam com o meu ponto de vista a respeito de redução da maioridade penal, do qual você discorda tão fortemente.”

Eu discordei mais até agora do Ariovaldo. De você nem tanto.
"Logo, não vejo razão para que tenhamos que discutir a questão de maneira tão apaixonada e desrespeitosa.”

Helio. Mas em qual ponto eu fui desrespeitoso com a sua pessoa? Você tem o pé atrás com esses pastores falastrões televisivos (eu também). Além deles eu tenho o pé atrás com pastores que dizem ser de esquerda, marxistas, adeptos da Teologia da Libertação, Teologia da Missão Integral, admiradores de países comunistas e que no lugar de pregar o Evangelho de Cristo fica pregando o Evangelho de Marx, instigando entre os membros da igreja o ódio de classes, culto ao Estado, flertando com movimentos e ideologias anticristãs e promovendo encontro ecumênico com religiões de diferentes credos.

No demais valeu mais uma vez pela oportunidade, estaremos brevemente de volta. rs

Deus abençoe...

Post a new comment

Comments by

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails