terça-feira, 4 de junho de 2013

Filme inspirado no fundador da Cientologia fica no meio termo

Crítica do filme "O Mestre", assinada por Luciano Buarque de Holanda e publicada no jornal Valor Econômico de 31/05/13:

'O Mestre' é sutil com religião

As sequelas da Segunda Guerra Mundial parecem ser o menor dos problemas de Freddie Quell (Joaquin Phoenix), ex-fuzileiro naval incapaz de se reintegrar à sociedade. Ele sofre de alcoolismo, agravado pelo hábito de "batizar" seus drinques com perigosos ingredientes químicos, como solvente de tinta. Seu errático comportamento também envolve episódios de compulsão sexual e violência. Esse delinquente incorrigível tem os genes de um pai que bebeu até morrer e uma mãe psicótica, há muito internada em um hospício.

No fundo do poço, Quell vaga sem rumo até embarcar de forma clandestina em um iate. Ele acorda na manhã seguinte sem ideia de onde se encontra, porém é bem recepcionado por um homem que se apresenta como dr. Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman), não apenas o comandante da embarcação, mas também, em suas palavras, "um escritor, médico, físico nuclear, filósofo teórico" - ele é o líder de um culto chamado "a causa", que prega a cura de indivíduos por meio de uma terapia experimental de vidas passadas. Em Quell, ele vê uma cobaia para testar novas teorias que pretende fundamentar em um livro. O protagonista será, portanto, submetido a um exaustivo processo de lavagem cerebral.

Qualquer relação entre "a causa" e a polêmica cientologia não é mera coincidência. O diretor Paul Thomas Anderson (de "Magnólia", 1999) assume que muito de Dodd foi inspirado em L. Ron Hubbard (1911 - 1986), fundador da igreja que tem seguidores famosos como Tom Cruise, John Travolta e Juliette Lewis. Entre as acusações contra a cientologia estão a de que seria caça-níquel e potencialmente alienante. Na França, há um ano, a igreja foi condenada por fraude e formação de quadrilha.

No entanto, "O Mestre" não é um ataque frontal. O longa toca em pontos sensíveis da doutrina, mas não nega sua qualidade redentora. Quell não será necessariamente uma vítima de Dodd, mas, sim, um protegido, lançando a uma oportunidade de encontrar seu lugar no mundo. O próprio diretor diz que o livro "Dianetics", de Hubbard, lhe proporcionou interessantes insights numa época de sua vida. Anderson também é bem relacionado com cientologistas - e isso pode ter influenciado em sua cautela. Tom Cruise, que atuou em "Magnólia", chegou a comparecer a uma sessão prévia particular de "O Mestre".

Por sua atuação, Phoenix concorreu ao Oscar de melhor ator e merecia ter ganhado. A Academia também indicou os coadjuvantes Philip Seymour Hoffman e Amy Adams, que faz a manipuladora mulher de Dodd.

"O Mestre"
EUA - 2012. Dir.: Paul Thomas Anderson. Distribuição: Paris Filmes / AA+

AAA Excepcional / AA+ Alta qualidade / BBB Acima da média / BB+ Moderado / CCC Baixa qualidade / C Alto risco



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails