sexta-feira, 28 de junho de 2013

Quando se fazia psicologia com cigarros


É estranho dizer isso hoje, mas houve um tempo em que fumar era não só uma atitude, digamos, "chique", sinal de status social, mas também havia quem se aventurasse a descrever a personalidade de homens e mulheres observando a maneira como eles seguravam o cigarro.

As imagens abaixo, publicadas na revista americana Cape em maio de 1959, mostram essa tentativa "psicológica" que hoje soa ridícula e despropositada.

Primeiro, a descrição do "experimento":



Tradução:
A maneira como um homem segura o seu cigarro - além de outros gestos pessoais como a maneira de andar, sentar-se, suas reações nervosas e o movimento das mãos - é um sinal seguro da sua íntima personalidade. Assim diz um psicanalista de Los Angeles, Dr. William Neutra, que observa as maneiras como seus pacientes seguram os seus cigarros. Isto ajuda a expor - ou ao menos dá uma pista sobre - muitos outros fatos que seriam de outra maneira difíceis de constatar, e são necessários para se tratar o paciente com sucesso. Nessas duas páginas estão sete exemplos daquilo que o Dr. Neutra descobriu sobre os homens; além disso, dois exemplos de maneiras como as mulheres seguram seus cigarros. Curiosamente, entretanto, a psicologia dos cigarros não funciona em mulheres. De acordo com o Dr. Neutra, as mulheres são tão naturalmente afetadas na postura que delas se espera que elas frequentemente não ficam tão conscientes da maneira como seguram um cigarro, e portanto não servem como sujeitos para esse experimento.







A tradução das "conclusões":
A. Só uma suposição para esse maneirismo feminino: inseguro, com medo de perder o seu cigarro. Ela provavelmente segura o seu homem como cola [no popular, um "grude"].B. Pegada típica de uma mulher entediada com o seu parceiro. Ela tem que se concentrar no cigarro para não bocejar.C. Dr. Neutra diz que esse homem é um intelectual, um tipo muito cerebral de pessoa, com um caráter contemplativo.D. Essa pessoa é geralmente não confiável, fraca, difícil de conviver com ela, e com tendência a mentir exageradamente.E. Um indivíduo muito tenso, direto, objetivo, com tendência à teimosia.F. Uma pessoa que gosta da vida social para fazer amigos e desfrutar a alta sociedade. Típico dos milionários do Texas.G. Um cara obviamente ousado, calculista, que literalmente gosta de "brincar com fogo".H. Um sonhador, sempre saindo pela tangente.I. Muito pessimista, extremamente cuidadoso com os negócios.

Será que algum cientista se arriscaria a buscar uma maneira moderna (e saudável) de decifrar as pessoas mediante a maneira como elas interagem com certos objetos?

Fica a dica para quem quiser, por exemplo, estudar a maneira como homens e mulheres seguram os seus celulares e tablets, não é mesmo?

A fonte é o  Vintage Scans




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails