![]() |
Estátua de Iemanjá no rio São Francisco em Petrolina (PE) |
O laicismo é invocado segundo a conveniência de quem pede, conforme matéria publicada pelo Bahia Notícias:
Pastores pedem ao MP retirada de escultura de Iemanjá do Rio São Francisco
Um grupo de pastores de Petrolina (PE) decidiu acionar o Ministério Público para que seja retirada uma escultura de Iemanjá, instalada nas águas do Rio São Francisco.
O vereador Zenildo do Alto do Cocar (PSB) chegou a apontar a estatua como “culpada” pela falta de chuvas na região.
O representante do grupo, pastor José Kenaidy, diz que o leito do rio pertence a União e que o Estado é laico, por isso, nenhuma escultura de cunho religioso deveria ser colocada nas águas do rio.
O pastor diz que não se trata de uma briga religiosa, mas sim de defesa aos direitos civis e à preservação do Velho Chico.
Os pastores também querem a retirada da escultura do Nego D’água, com a mesma justificativa.
“Estamos entrando com uma ação no MP para retirar a Iemanjá e o Nego d´água. Queremos deixar claro que não é uma questão de religião, é uma questão de de legalidade e direitos civis. O ambiente público é para todos. O artigo 20 da constituição diz que o rio é um bem da União, e como bem da União isso é inadmissível”, explicou o líder religioso.
Estátua do "Nego d'Água" no rio São Francisco em Petrolina (PE), também na mira dos pastores evangélicos da cidade. |
ronaldo · 480 weeks ago
Porque não se preocupam com o alto índice de analfabetismo, precariedade alarmante da saúde, saneamento básico deficitário e miséria, características predominantes nessa região ? Sem contar com o narcotráfico, a prostituição, incapacitação profissional dos jovens, etc, etc, etc...
A igreja católica tem a pastoral da terra, cursos profissionalizantes, oferecem atendimento médico a baixo custo, bolsa de estudo integral nas suas universidades e promovem tantos outros serviços sociais.
E vocês, o que fazem além de promoverem o ódio, a desinformação e o retrocesso ?
Há sim, removem esculturas. Só pode ser piada, e de muito mal gosto.
Gecy · 449 weeks ago