segunda-feira, 7 de abril de 2008

O evangelho de Lucas - parte 19

No capítulo 13 de Lucas, Jesus continua seu discurso do capítulo anterior, onde condenava a atitude hipócrita de algumas pessoas. E neste capítulo, Jesus passa a se concentrar no arrependimento como aquilo que faz a pessoa mudar, e se aproximar mais do reino de Deus. Sem arrependimento, ninguém consegue ser salvo.

Naquela época, muito se falava de alguns galileus que foram mortos por Herodes. Alguns comentaristas dizem que estes galileus eram os seguidores de Judas, mencionado em Atos:

(At 5:37) Depois dele levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos após si; mas também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos.

Por causa de sua morte terrível, muitos achavam que estas pessoas tinham um pecado muito grande. Muitos sempre acreditaram que os sofrimentos de uma pessoa eram proporcionais aos pecados cometidos por elas. É por isto que os fariseus se achavam tão santos, enquanto eles condenavam os pobres, algo que faremos menção no capítulo 16 deste Evangelho. É por isto que os discípulos perguntam pelos pecados de quem certo homem nasceu cego (Jo 9:2). É por isto também que os amigos de Jó consideraram ele um grande pecador, diante de tantas infelicidades.

Entretanto, segundo Jesus, aqueles galileus morreriam da mesma forma, se eles não se arrependessem. O que importa então? Não é o sofrimento que passamos, mas se nós arrependemos ou não. Este ensino acaba com idéias baseadas em "karma" na Bíblia, e nos exorta a arrependermos de nossos atos pecaminosos.

Jesus cita ainda outro exemplo de uma grande catástrofe, agora não mais com galileus, que eram desprezados pelos judeus, mas com os próprios judeus de Jerusalém, que estavam em uma torre que caiu. Ninguém é diferente, a menos que se arrependa.

Para ilustrar o fato, Jesus conta mais uma parábola: sobre a figueira perto da vinha. As figueiras eram normalmente plantadas próximas à vinhas, e eram cuidadas até certa idade. Depois disto, não se cuidava mais das figueiras. Como aquela figueira não dava frutos, o dono mandou cortá-la para que não ocupasse mais espaço. Certamente o agricultor pediu mais tempo para se completar o tempo que normalmente se cuidava destas árvores. A lição é que Deus é paciente, e espera o nosso arrependimento, para que nós possamos dar frutos, mas Ele não esperará para sempre: chegará o tempo que seremos cortados se não dermos frutos.

Novamente, para ilustrar a hipocrisia dos fariseus, Lucas nos conta de outra cura realizada no sábado. Os fariseus reclamavam que Jesus curou a mulher enferma no sábado, mas se esqueciam que eles mesmos soltavam seus animais para tomar água no sábado. Jesus compara a cura como uma libertação de uma doença. E não é? A doença nos prende, nos impede de fazer o que gostamos. Está ali Aquele que pode nos libertar.

E Jesus pregava novamente sobre o Reino dos Céus, que começava pequena no coração dos homens, mas se expandia, e tomava conta de todo o ser. E não seria a semente ou o fermento, o arrependimento, esta pequena coisa que dá início à uma grande salvação?

Alguém então lhe pergunta: são poucos os que se salvam? Jesus afirma que sim, e lhe adverte que se esforce para passar pelo que chama de porta estreita, algo que os universalistas deveriam observar com mais atenção.

Os aniquilacionistas deveriam observar este texto com atenção também, já que os muitos que são deixados de fora são retratados com "choro e ranger de dentes", sendo que veriam os profetas do Reino de Deus, enquanto eles seriam lançados fora.

Por fim, alguns fariseus vem avisar o Senhor que Herodes procura matá-lo. Ele responde novamente aludindo à sua ressurreição. Faz também uma declaração muito parecida com o Salmo:

(Sl 91:4) Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.

Um comentário:

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails