sábado, 23 de julho de 2011

Terrorista norueguês seria fundamentalista cristão

As notícias sobre o trágico atentado terrorista na Noruega estão sendo atualizadas minuto a minuto (assim como as terríveis estatísticas das vítimas), mas a se confirmar a suspeita de que o causador da desgraça seria "fundamentalista cristão", além de "anti-islâmico radical" (seja lá o que essas duas condições signifiquem), estaríamos todos diante do pior cenário possível: uma espécie de "epidemia de terrorismo religioso" que não estaria mais circunscrita a um determinado grupo de fanáticos. Pessoas de diferentes origens religiosas que, no fundo, pensam a mesma coisa intolerante a respeito da convivência pacífica entre os povos, agora estariam se julgando antagônicos e promovendo, ainda que de maneira diminuta (mas difícil de prevenir e controlar), uma política belicista de extermínio dos que não comungam das suas crenças corrompidas. O problema é essa loucura contaminar os que ainda estão sãos. A notícia é do Terra:

Sobe para 84 número de vítimas no acampamento de ilha na Noruega

Chegou neste sábado a 84 o número de vítimas fatais do massacre no acampamento juvenil social-democrata da ilha de Utoya, vizinha a Oslo, informou a polícia norueguesa. Com isso, chega a 91 o número total de mortos nos dois atentados no país, uma vez que foram confirmadas sete mortes após as explosões no centro da capital Oslo.

O ataque, cujo suposto autor é um norueguês de 32 anos de tendências ultradireitistas e islamofóbicas, aconteceu duas horas depois do atentado no centro da capital norueguesa, onde morreram outras sete pessoas. Segundo fontes policiais, o número de vítimas deve aumentar nas próximas horas, já que há muitas pessoas feridas com gravidade por ambos os ataques. Além disso, há buscas por possíveis vítimas na águas, já que muitos jovens tentaram fugir a nado.

O suposto autor do duplo atentado acabou detido na própria ilha e foi interrogado pela polícia. Em pronunciamento à população, o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, classificou o ocorrido de a "pior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial".

"Foi um ataque ao paraíso da minha juventude, transformado agora em um inferno", acrescentou o político, que antes do atentado marcara uma visita à ilha hoje, lugar que visitou quando era jovem para participar de acampamentos.

O ataque na ilha ocorreu por volta das 10h30 de Brasília, duas horas depois do atentado com um carro-bomba no complexo governamental de Oslo, que deixou sete mortos e 15 feridos.

O ministro da Justiça, Knut Storberget, no pronunciamento junto a Stoltenberg, confirmou as informações divulgadas pela Polícia anteriormente, segundo as quais o suposto autor do massacre, detido após sua ação na ilha, é um norueguês de 32 anos com contatos com a extrema-direita.

Segundo a polícia, o suspeito tinha "ideias hostis ao islã e próximas ao fundamentalismo cristão", como revelou um registro efetuado em sua casa, onde a Polícia encontrou várias mensagens postadas na internet com conteúdo ultradireitista e anti-islã.

O suspeito foi identificado pela imprensa como Anders Behring Breivik e agiu sozinho, segundo as investigações policiais em curso, que, no entanto, não descartam a hipótese de comparsas terem participado do atentado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails