domingo, 21 de agosto de 2011

Tá com enxaqueca? Tome água!

Até que faz sentido, pois tomo água o dia inteiro e raramente tenho dor de cabeça. Matéria do The New York Times traduzida por Natasha Romanzoti e publicada no excelente HypeScience:

Quer evitar enxaquecas? Beba mais água

Para quem sofre de enxaqueca, o verão pode ser um momento perigoso do ano: o calor opressivo e os picos de temperatura podem precipitar ataques em pessoas propensas a dores de cabeça crônicas.

Um grande estudo da revista científica Neurology mostrou que o risco de enxaquecas aumenta quase 8% para cada aumento de 9 graus na temperatura.

Se você é um dos que sofrem com esse tormento, se ligue na dica: beba mais água. Um passo simples que pode reduzir seu risco de ter enxaquecas, especialmente em climas quentes, é permanecer adequadamente hidratado.

Segundo os pesquisadores, a desidratação faz com que o volume de sangue caia, resultando em menor fluxo sanguíneo e de oxigênio ao cérebro e aos vasos sanguíneos dilatados.

Alguns especialistas suspeitam que a perda de eletrólitos faz com que os nervos no cérebro produzam sinais de dor.

Qualquer pessoa que tenha acordado desidratado depois de uma noite de bebedeira conhece este sentimento – na forma de ressaca. Mas as pessoas que sofrem de enxaqueca podem ser mais sensíveis aos efeitos da desidratação.

Em outro estudo, também publicado na Neurology, os cientistas recrutaram pacientes com enxaqueca e os dividiram em dois grupos.

As pessoas do primeiro grupo receberam um placebo para tomar como medicação regularmente. Os outros foram orientados a beber 1,5 litros de água, ou cerca de 6 copos, além de sua ingestão diária habitual.

No final de duas semanas, os pesquisadores descobriram que aqueles no grupo que bebeu água tinham aumentado sua ingestão de fluidos por apenas 4 copos por dia. Mas, em média, eles experimentaram 21 horas a menos de dor durante o período de estudo do que aqueles no grupo do placebo, e uma diminuição na intensidade de suas dores de cabeça.

Para uma pessoa se manter adequadamente hidratada, profissionais de saúde recomendam que homens bebam cerca de 13 copos de líquido por dia – água, suco e outras fontes – e que as mulheres bebam cerca de 9 copos por dia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails