domingo, 22 de março de 2015

Será que gratidão combate insônia?

É o que propõe Gaía Passarelli em seu blog no Brasil Post:

Uma técnica simples para espantar a insônia

Experimente agradecer.

Todo mundo sabe o que é não conseguir pegar no sono por causa da tagarelice mental. Uma boa noite de sono normalmente é resultado de uma cabeça tranquila, da perspectiva de um dia agradável depois de acordar. Ou seja: é coisa rara. Pensamentos ansiosos (contas, mágoas, arrependimentos, deveres) vão se acumulando, a cabeça não descansa, o sono não chega.

Já pensou que a solução pode estar justamente na abordagem contrária?

Tente fazer uma lista mental das três coisas boas que aconteceram no seu dia. Pode ser comida boa no almoço, notícias de um amigo, o capítulo na novela. Aliás, agradeça por ter trabalho, ter um teto, ter saúde. E agradeça por ter uma cama quentinha para dormir, por ter alguém que ama ao seu lado, por seus filhos estarem por perto. Lembre de agradecer por sua saúde, pela água que sai da torneira, pelo teto acima da cabeça. Por ter pais ou avós vivos, por se dar bem com seus irmãos, por ter pão com manteiga para comer de manhã.

Tá, talvez algumas dessas coisas não possam entrar na sua lista. Com certeza algumas não estão na minha! Digo porque estou passando por uma fase difícil (quem não está?) e dormir se tornou um drama, mas não tomo remédios nem encho a cara pra pegar no sono. O que eu quero é um sono limpo, restaurador, do qual acorde pronta pra fazer café e começar o dia. Foi numa noite qualquer que tentei pensar nas coisas boas que estão ao meu lado, para acalmar o coração. Funcionou. E tem funcionado, noite após noite. Tanto que quis vir aqui repartir.

Hoje tive mais um dia bem merda. Mas na hora de dormir vou poder lembrar que o professor elogiou o inglês do meu filho. Que uma amiga trouxe um donut recheado de Nutella. Que há meses não fico doente. Que tomei um banho quente. É mais do que algumas pessoas têm pra dizer, menos do que outras. Mas é meu e de verdade.

Lembrar que nem tudo na vida está desabando não só acalma a cabeça e o coração, mas ajuda a colocar as coisas em perspectiva também.

Tente isso hoje. Aliás, tente isso AGORA e melhore seu dia.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails