quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

As Crônicas de Marvin - 03

Novas luzes

3 de junho de 2051, 19:00

Era chegado o grande dia. O plano tinha sido executado de forma meticulosa. Agora sim, podíamos desfrutar de nossa “terrível” vingança.
Já era hora da Reunião, e percebia-se um certo ar de desconforto no Salão do Reino. O que geralmente era conversa sobre a vida diária de cada um dos irmãos deu lugar a um inédito debate pré-Reunião da matéria da Revista. A matéria era no mínimo polêmica. Eu pessoalmente não estava mais conseguindo me conter. Tinha que rir daquilo tudo... Mas fui corajoso e valente, suportei tudo até o final.
A Reunião finalmente começou com mais um discurso muito chato sobre como as testemunhas de Jeová sofriam perseguição. É um tema muito constante nestes últimos tempos, talvez para melhorar a auto-estima das testemunhas. Aguardei ansioso pelo estudo da Sentinela.
Então, finalmente o estudo da Sentinela deu início. Todo mundo estava meio preocupado. O leitor subiu então ao púlpito, e deu início à leitura:
- Hoje vamos estudar o texto cujo título é: “Possui você um Mediador?”, leitura feita pelo irmão Osvaldo.
Assim, o irmão Osvaldo subiu ao púlpito. Via-se um ar de ansiedade o rodeando. O irmão Osvaldo sempre foi muito zeloso em seus estudos, e via-se que estava muito perturbado pela matéria do estudo. Começou então a ler o primeiro parágrafo, que dizia assim:

1. Aprisionado por um crime que não cometeu, o irmão Henry Aisin Gioro Pu Yi, que nesta época vivia na China, precisou de uma grande ajuda para provar sua inocência. Era por volta de 1950, e o governo comunista dominava a China na época. Diante dos tribunais chineses, o irmão Pu Yi, que não conhecia nada sobre leis e como se defender das acusações, precisou da ajuda de um profissional que dominasse estas áreas. Assim, o irmão Pu Yi conseguiu a liberdade, através da valiosa ajuda de um Advogado.
2. O exemplo de nosso irmão Pu Yi nos ajuda a entender o papel de Mediador desempenhado por Jesus. Assim como este irmão, temos também uma lei que nos condena (Romanos 3:19), embora nós não sejamos inocentes diante dela (Romanos 3:10). Em seu amor infitino Jeová Deus, mesmo condenando nosso estado pecaminoso, providencia para nós um advogado, que pode pagar nossa dívida e nos fazer livres. No estudo de hoje, veremos como somos ajudados por este advogado. – 1 João 2:21.

- Pergunta, - dizia o irmão Osvaldo – Como a história do irmão Pu Yi nos ajuda a entender a necessidade de um advogado?
O irmão José Carlos logo deu a resposta:
- O irmão Pu Yi, vítima das perseguições que as Testemunhas de Jeová sempre sofreram por não fazer parte do mundo, foi preso injustamente. Felizmente ele contava com a ajuda de um advogado para o auxiliar nas questões jurídicas. Isto nos faz perceber como Jeová nos auxilia, enviando um advogado, para nos livrar da condenação da lei divina, que não conseguimos nos livrar sozinhos por causa de nossa concupiscência.
Parabéns irmão José Carlos. O irmão Pu Yi, que não foi perseguido por ser testemunha de Jeová, fica feliz pelo comentário favorável, apesar dele fazer sim parte do mundo.
Respostas dadas, o irmão Osvaldo continuou:

O papel do mediador

3. Mas o que significa ser Mediador? O famoso erudito brasileiro José Abelardo Barbosa de Medeiros explica: “O papel de Mediador é um dos maiores papéis no plano divino. Ele intercede pelos cristãos, obtendo a absolvição de toda sua culpa. Sim, o Mediador é nosso advogado divino.” A mediação tem um relacionamento íntimo com as leis. Como Paulo explica aos gálatas, “Por que, então, a Lei? Ela foi acrescentada para tornar manifestas as transgressões, até que chegasse o descendente a quem se fizera a promessa; e ela foi transmitida por intermédio de anjos, pela mão dum mediador” – Gálatas 3:19.

- Pergunta, continuou o irmão Osvaldo. O que significa Mediador?
A irmã Tereza logo se prontificou a responder:
- Bem, como o ilustre erudito José Abelardo Barbosa de Medeiros disse, ele intercede pelos cristãos, obtendo a absolvição de toda sua culpa. O Mediador, Jesus Cristo, é o nosso advogado ao lado de Jeová Deus.
Sim, muito ilustre. Um de meus teólogos favoritos. Um abacaxi para a irmã. Vai pro trono ou não vai? Vocês querem bacalhauuuuu!!!
Continuou Osvaldo:

4. Nosso Mediador é a pessoa mais importante deste mundo: Jesus Cristo. Sendo orientados pelo próprio Filho de Deus, não temos nada a temer. Talvez alguns irmãos possam se perguntar: “Se Jesus, sendo um ser criado e podendo agir de forma contrária ao plano divino, o que o impediria de deixar de ser nosso advogado hoje?”. Outros ainda podem se perguntar: “O Filho de Deus não é o próprio Deus, ele mesmo disse que somente Deus é bom. Como ele foi perfeitamente bom durante sua passagem pela terra, não há nenhuma possibilidade dele fazer algo de errado agora como nosso Mediador?”. Não deixemos as dúvidas fazerem que nós pequemos (Romanos 14:23), mas vamos confiar que aquele que sofreu na Terra para levar todo o plano divino adiante, continue fiel aos propósitos divinos, assim como a organização de Jeová tem se mantido fiel em tudo que ensina até a presente data. Mas de quem Jesus é Mediador?

Sim, eu sei, isto foi uma ironia. A Torre nunca foi fiel à nada, nem mesmo a seu Deus.
- Pergunta, dizia o irmão Osvaldo, agora meio desconfiado. Como podemos ter certeza que nosso mediador não nos abandonará? Que outras dúvidas podem ocorrer além das que já foram citadas?
Toda a congregação estava mais apreensiva desta vez. O grande trunfo da pergunta é fazer eles refletirem sobre as consequências de se deixar o plano de salvação para uma criatura que eles, no calor dos debates trinitários, negam ser boa. Não foi muito fácil responder esta, tanto que a fila do banheiro aumentou bastante nesta hora. Então para a surpresa geral da nação, a irmã Ana Clara levantou a mão. Ela fez uma releitura do parágrafo, como de costume, e desta vez o ancião não perguntou se alguém mais queria responder, mandou logo continuar.

De quem Jesus é mediador?

5. Talvez muitos cristãos imaginem que Jesus seja o mediador de todos os cristãos. Quando Jesus veio à Terra, ele veio para fazer um pacto com um pequeno rebanho (Lucas 12:32). Portanto, é mais razoável pensar que ele seja mediador daqueles cristãos ungidos que possuem um pacto com ele.

- Pergunta, de quem Jesus é mediador?
Esta foi fácil de responder, e depois da última pergunta, todo mundo estava querendo responder esta, como compensação. O irmão Osvaldo então continuou.

6. Embora Jesus seja apenas mediador dos ungidos, não devemos pensar que o outro aprisco não tenha mediadores. De fato, os cristãos ungidos são chamados para ser reis e sacerdotes no reinado messiânico de Cristo. No antigo reino de Israel, o rei também atuava como juiz (1 Reis 3: 16-28). Assim, estes cristãos ungidos agirão como mediadores para a Grande Multidão. Louvemos a Jeová, por não deixar ninguém sem um Mediador!

- Pergunta: quem são os mediadores da grande multidão, e por que seres humanos imperfeitos podem desempenhar este papel?
Puxa, a pergunta foi realmente direta. Todo mundo percebeu a semente de dúvida existente nesta pergunta, mas fizeram questão de ignorar. Perguntas respondidas, continuamos.

7. Mas 1 Timóteo 2:5 não diz que Jesus é o único mediador entre Deus e a humanidade? Muitos poderiam se perguntar isto. Mas o cristão atento poderá notar que o que foi apresentado acima não nega esta verdade. Pois Jesus é sim o único mediador entre Deus e os homens. Os ungidos são mediadores entre Jesus e a grande multidão, pois eles são co-regentes em seu reinado. Sabemos que todo o reino de Deus possui uma organização. Por isto, não devemos nos surpreender que Deus tenha criado este arranjo. Veremos agora como devemos nos relacionar com nossos mediadores.

- Pergunta: 1 Timóteo 2:5 prega realmente que Jesus é mediador de toda a humanidade?
O irmão João Carlos novamente responde:
- Na verdade não. O que Timóteo 2:5 diz é que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens.
Muito bem irmão João Carlos. Agora sim, podemos entrar na parte mais legal do estudo, segundo minha opinião. Bem, para mim, nada aqui vai ser novidade, mas vai ser interessante ver como cada um reage à oficialização destas coisas.

Como se relacionar com os nossos mediadores

8. Todo rei sempre foi tratado com toda a honra possível, principalmente quando o rei é bondoso. Não poderia ser diferente com aqueles que serão co-regentes no reinado messiânico, honra esta que nenhum governante terreno terá. Por isto, o cristão verdadeiro sempre dará grande honra aos ungidos cristãos, demonstrando toda a hospitalidade cristã. (Hebreus 13:2)
9. Isto não violaria o mandamento de não adorar ninguém além de Deus? É interessante notar que a adoração a Deus é sempre referida pela palavra latria, de onde a falsa adoração, ou a adoração aos ídolos é chamada de idolatria. Por outro lado, quando se dá honra devida aos seres humanos (Romanos 13:7), a palavra que se usa é a palavra dulia, traduzida corretamente como veneração. Venerar nunca foi proibido por Deus, de forma que o Escravo Fiel e discreto é venerado em todo mundo como organização de Jeová, isto não violando as leis de Deus. Deus não poderia formar tal arranjo se este fosse errado.

- Pergunta: Qual é o nosso relacionamento com os cristãos ungidos.
Desta vez o filho do ancião, o primeiro do Top List dos casáveis, resolveu responder:
- Bem, nosso relacionamento com eles é de veneração, pois são nossos representantes perante Cristo.
Então resolvi cutucar, e levantei a mão.
- Irmão Marvin, deseja dizer alguma coisa?
- Ah, sim. Eu queria acrescentar que é sempre bom receber orientações do escravo sobre como devemos agir em várias ocasiões. Eu por exemplo, vendo agora a importância destes irmãos, com certeza gostaria de agir assim. Fico aliviado também por que eu pensava que esta argumentação, que já tinha visto na teologia católica, não está de todo errada.
Isto parece ter deixado um punhado de gente perplexo. Eles ficavam se entreolhando, tentando entender como a Torre poderia ter adotado uma argumentação católica. Por fim, o filho do ancião, o Sérgio, resolveu mostrar que sabe bastante (geralmente os filhos de anciãos gostam de manter esta imagem), e respondeu:
- Eu não me surpreenderia que Satanás fosse capaz de copiar a verdade, imitando-a. Afinal de contas, ele se traveste de anjo de luz, só para nos enganar.
Finalmente todo mundo estava aliviado. Alguém achou uma desculpa para manter o ensino católico, afinal, o importante é manter que a Torre diz a verdade sempre.
O irmão Osvaldo então continuou:

10. Então por isto, devemos sempre receber nossos irmãos ungidos com festas e alegria. Para que não haja disputas sobre quem irá hospedar os irmãos, deverá se tirar na sorte qual destes irá hospedá-los. Sugere-se também que o irmão ungido fique na casa de uma pessoa por vez, para não sobrecarregar os irmãos com as despesas.
11. Sobre as festas, tudo deve ser realizado dentro do amor e espírito cristão. Todos devem estar preocupados com o bem estar dos irmãos. Verdadeiros cristãos não são dados à bebida em excesso. Da mesma maneira, o verdadeiro cristão não pode comer em excesso, mas deve ser moderado ao comer. Evite danças mundanas, pois estas não são apropriadas. O cristão sincero depois de muita reflexão chegará à conclusão que não se deve dançar.

Puxa vida, fechei a boca dos anciãos. Acabei com a comilança.
Pergunta: Como o cristão deve proceder durante as festas de boas vindas dos ungidos?
Eu me prontifiquei:
- O cristão sincero deve evitar a glutonaria. Realmente, este é um defeito muito grave. Inclusive há até uma espécie de ditado aqui que quando se diz que alguém “come como um ancião”, está se dizendo que esta pessoa come demais. Acho importante que o Escravo mostre isto, pois eu sei que há muitas coisas que às vezes fazemos sem nos dar conta de que estamos fazendo algo errado. É agora que o exame de consciência deve produzir frutos em nós.
Puxa, que maldade a minha. O ancião Marcos, pai do Sérgio, queria morrer lá na frente. Ele come sem dó nas festas, já até passou mal. Ele até queria responder alguma coisa, mas percebeu que não adiantaria nada. Pediu então para o irmão Osvaldo continuar.

12. Assim, todo cristão deverá agir com respeito aos cristãos ungidos. Estes são os mediadores entre Jesus e a Grande Multidão, separados para este propósito. Nada mais apropriado que chamá-los de santos, que originalmente significa separados. Estes verdadeiros santos, embora humanos imperfeitos, estão firmes na dianteira das congregações, atuando como verdadeiros advogados dos outros cristãos. Que bom que Jeová Deus cuida de nós e procura nos ajudar em nossas dificuldades.

- Pergunta: como podemos chamar os cristãos ungidos?
Puxa, depois desta vai ficar mesmo difícil debater com um católico. Ou talvez ficará fácil, quem sabe?
Bem, os estudos estão mais reduzidos nos nossos dias, já que a Torre para economizar papel das revistas e ganhar mais com as doações voluntárias, resolveu dizer que estava incentivando mais as respostas das perguntas. Terminamos a reunião, todo mundo meio abismado com tantas dúvidas lançadas no estudo de hoje. Será que seres humanos imperfeitos lideradas por aquilo que eles consideram uma criatura que não é boa, pode salvá-los? Por que a história dos ungidos parecia tanto com a história dos santos católicos. Boa parte daquelas testemunhas foi um dia católico.
Cheguei em casa, e esperei as 23:00. Finalmente me conectei ao MSN, onde encontrei o Estêvão.

Marvin_the_martian:
Olá, e aí, como foi tudo em sua congregação? Hehehehe...
Sassá mutema:
Cara, foi difícil me segurar para não rir. Estava todo mundo com cara de besta por aqui. Ainda mais quando disseram que Jesus não era mediador deles.
Marvin_the_martian:
Hahahaha.
Sassá_mutema:
Bem, mesmo assim o estrago não foi dos maiores... Acho que poderíamos tentar algo mais ousado.
Marvin_the_martian:
Claro, o que fizemos hoje foi só uma amostra, para ver como eles reagem. Se a gente fazer algo ousado demais, eles saem correndo do Salão do Reino, né?
Sassá_mutema:
Hahahaha, claro. Bem, o que você está pensando em fazer agora?
Marvin_the_martian:
Olha, o congresso de distrito está chegando. Poderíamos fazer algo legal para este dia, né?
Sassá_mutema:
Hummmmm... Boa. Eu acho que já sei o que pode ser... hehehehehe

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails