quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

As Crônicas de Marvin - 04

Bem, como eu atrasei em postar o capítulo 3 aqui, e também demorei a escrever o capítulo 4, estou colocando eles um depois do outro. Então aqui está o capítulo 4.






Os eleitos

O artigo da Sentinela foi um fenômeno de popularidade. Acho que ninguém nunca se lembrou tanto dos outros artigos como se lembraram deste. Por dias comentavam, e a dúvida colocada no artigo se espalhou. Os fiéis faziam de conta que tinham entendido tudo, mas no fundo, no fundo se sabia que ainda se perguntavam, “estamos mesmo com a salvação garantida”? Infelizmente eles não podiam duvidar de nada. A dúvida era como uma grave heresia.
Enquanto eles meditavam sobre esta matéria, e suas dúvidas amadurecessem, eu estava focado agora na Assembléia de Circuito. A jogada que eu estava para fazer era como, em xadrez, capturar a rainha adversária. Eu devia planejar tudo com cuidado. Por enquanto, a crescente dúvida dos fiéis poderia esperar.
Aos poucos, outro assunto foi dando lugar ao controverso artigo da Sentinela. A próxima Assembléia de Distrito traria novidades! Entre elas, um dos membros do Corpo Governante faria um pronunciamento por video-conferência para todas as congregações. Isto sim estava provocando o maior frenesi em todos. O quê seria? Será que temos novidades? Até que o grande dia chegou.

6 de agosto de 2051, 07:00

Não tinha pregado os olhos durante a noite. Quando o despertador tocou, já estava acordado, em meu 187235o carneirinho. Será que eu conseguiria levar o plano adiante? Não sei. Até um ano atrás, eu era uma pessoa quase inexistente. Não chamava atenção, não era assunto de conversas (exceto durante as demonstrações dos dons especiais da fala de algumas irmãs, e até irmãos). Agora seria tudo diferente.
Meditava sobre isto ao subir no ônibus. Eu teria muito tempo para pensar sobre isto pegando os 3 ônibus necessários para chegar ao salão de Assembléia. Puxa, por que eles constroem estes salões tão longe? Será que é para fazer qualquer pessoa que queira protestar na frente do salão desistir disto? O fato é que quase todo mundo tinha carona para ir ao salão, infelizmente ainda não sou tão popular para conseguir uma. E não me importo com isto, é até melhor, já que eu queria estar sozinho naquela hora.
Entre minhas meditações, eu olhava para as pessoas no ônibus. Domingo não costuma ter muita gente no ônibus. Todo mundo deve ter coisa mais interessante para fazer do que ir à um Salão de Assembléia. É praticamente impossível manter a concentração depois de umas 5 horas sentado, vendo “palestras bíblicas”. Os banheiros viviam cheios, e sua concentração populacional crescia com o tempo.
Entre os rostos naquele ônibus, um rostinho familiar: a irmã Amanda. E só ela. Parece que havia mais desprezíveis em minha congregação, e eu não sabia. Se bem que a irmã Amanda era uma das pessoas mais tímidas que eu conhecia. Talvez por isto eu conhecia tão pouco dela. De qualquer forma, já que ela estava sozinha, resolvi acompanhá-la. Ela estava me olhando fixamente, então pensei que ela quisesse uma companhia.
Fui e me sentei perto dela. Ela parecia um pouco incomodada, talvez pela timidez.
- Olá, irmã, não tinha visto que você estava por aqui.
- Ah, olá, irmão... Sim, eu subi junto com você, não tinha reparado?
- O pior é que não, hehehe... Puxa, me desculpe, eu estava mergulhado em vários pensamentos...
- Não tem problema, irmão... Isto quase sempre me acontece, eu já estou acostumada.
Percebi um certo ar de tristeza... Realmente, nunca a vi com amigas. Isto me comoveu um pouco, já que eu também era assim, até me adequar aos padrões tejotinos... Mesmo assim, eu ainda estava sem carona.
De qualquer forma, começamos a conversar. Aquela garota tinha uma grande necessidade de conversar com as pessoas, pelo que notei. Conversamos sobre muitas coisas, e felizmente poucas sobre a Torre e sobre as testemunhas de Jeová. Ela me contou um pouco de sua vida... É a única da família que é TJ, o pai é alcólatra, infelizmente.
Foi uma boa conversa, e foi melhor que ficar refletindo sobre o que eu faria hoje. Ao final da viagem, comentei:
- Gostei muito de nossa conversa hoje, irmã.
Ela ficou meio encabulada com isto, e completou, bem baixinho:
- Também gostei muito.
Estávamos já no Salão de Assembléia, uma cópia menos fiel do que o Corpo Governante considera o Novo Mundo. Lá a grama é sempre verde, o chão sempre limpo, a construção melhor que qualquer casa dos irmãos. Tudo para nos aproximar mais do Novo Mundo.
Fui obrigado a me sentar no fundo do salão, já que todas as cadeiras já estavam marcadas. Se fosse possível, os irmãos acampariam na porta para pegar os melhores lugares. Eu acho até que algumas senhoras já chegavam com as bolsas cheias de revistas, todas nomeadas, e iam passando pelas fileiras, deixando uma revista a cada cadeira. Elas eram uma espécie de cambista teocrático, você conversava com as irmãs, e elas reservavam seu lugar no outro dia. Se fizessem isso na fila do INSS de madrugada seriam massacradas ou levadas à delegacia mais próxima.
E por falar em irmãs, todas as irmãs estavam extremamente belas, aliás, como sempre. Ouvia boatos de que a coisa era mais ou menos como uma disputa para um concurso de Top Model. E pensar que os primeiros cristãos se vestiam da forma mais humilde. Mas eu sabia que tudo girava em torno, principalmente, do casamento. Talvez Paulo seja a única pessoa que eles considerassem cristão, que via a falta de um companheiro com bons olhos. Desde que me tornei testemunha de Jeová, percebi uma certa pressão em cima dos mais jovens para o casamento. Ah, mas também pudera, todo mundo só pode namorar à distância... Então, aquelas pobres jovens estavam se vestindo ali para desempenhar o único papel que lhes coube neste latifúndio (improdutivo, no caso).
A Assembléia foi chata do início ao fim, como de costume. Para matar o tempo, eu peguei a minha caneta, e fiz bolinhas de papel para atirar no grande público. Eu estava atrás mesmo, ninguém iria ver. Fui o mais discreto possível.
Mas como todo bom conhecedor de eletrônica, eu estava disposto a testar alguns artefatos mais tecnológicos. Tirei de minha pasta então o super-transmissor que eu tinha desenvolvido para a ocasião. Quando ajudei a limpar o salão de Assembléia, eu instalei alguns hacks na parte do controle do salão, sem que os irmãos vissem, tudo devidamente controlado por meu celular. Assim, todo mundo ficou espantado quando começou a rolar aquele tributo ao funk brasileiro da primeira década nos autofalantes do Salão. Ficaram agitados mesmo quando começou a tocar o funk do créu, os organizadores correram para desligar as caixas de som antes da música chegar no nível 3. Isto nos rendeu alguns minutinhos para acordar um pouco. O irmão Batista estava até babando quando foi acordado pela bagunça. Todo mundo estava sério, mas alguns se divertiam com a situação. E pela primeira vez que eu me lembre, vi a irmã Amanda sorrindo.
Depois de meia hora, a reunião continuou. Ao invés de chavear a rádio para as caixas de som, eu resolvi fazer algo mais divertido. O microfone tinha um ajuste automático de altura. Resolvi ficar ajustando a altura durante o discurso. Até que o expositor teve jogo de cintura. Eu descia o microfone, e ele se abaixava para falar nele. Então subia de uma vez. Outras vezes eu subia e descia o microfone rapidamente, como se ele palpitasse. Então comentei com os irmãos da frente:
- Satanás deve estar incomodado com a anunciação do Corpo Governante e está tentando boicotar nossa reunião.
Foi como colocar fogo em palha seca. Todo o salão de Assembléia já estava comentando sobre isto. Foi quando o microfone aquietou um pouco. Então, quando eu tive certeza que até os irmãos na sala de controle já estavam achando que era obra de Satanás, mandei uma mensagem de texto para a sala de controle (que aparecia em um painel lá dentro):

Olá, Luiz, eu vim aqui para te levar comigo.

Não demorou muito para o irmão Luiz sair correndo de lá, gritando mais do que uma moça. Ele dizia, olhando para a sala:

- Sai, Satanás, sai!!!!

Todo mundo olhava para aquela cena, e imaginava o que poderia estar acontecendo. Falei quase gritando:

- O irmão Luiz está sendo possuído!!!

Se eu tivesse dito aquilo em uma Assembléia de Deus, todo mundo teria tratado com a maior naturalidade. Mas estávamos em uma Assembléia das Testemunhas de Jeová. As reações foram as mais diversas. Os mais novos na fé correram para um lugar bem longe de Luiz. Grande parte dos fiéis ficou sentada no mesmo lugar, orando e pedindo para Deus afastar Satanás daquele lugar. Já os anciãos tentaram conversar com Luiz. Ele negava veementemente que estava possuído. Bem, eu não podia deixar a diversão parar.
- Eu poderia até acreditar em você, mas acredito que se Satanás está te possuíndo, ele deveria mesmo negar que o fez. Você poderia provar para nós que é você mesmo?
Bem, nem é preciso dizer que o irmão Luiz demorou bastante para provar que era ele mesmo. Por fim, oramos, e voltamos a nossos lugares.
Como o discurso do membro do Corpo Governante tinha hora marcada, alguns discursos foram sendo cancelados. Bom pra mim, não precisava ver toda aquela chatice.
Na hora do almoço houve grande discussão sobre tudo que aconteceu. Alguém poderia imaginar que tamanha confusão poderia tirar todo mundo do sério, mas engana-se. Aquilo era como um combustível para a fé daquelas pessoas, muito mais que os artigos da Sentinela. Ora, ler um artigo que elogia você e os próprios autores como exemplos de moralidade e perfeição humana pode ser legal, mas no fundo não convence muito. Sempre fica aquele gostinho de que está faltando alguma coisa. É quase como receber um elogio de sua mãe. Mas quando tudo aquilo que você lia é experimentado na prática, a coisa muda de figura. Toda testemunha de Jeová lê em seus artigos que elas são perseguidas por ser o que são. Mas o grande problema é que elas não vivenciam isto. Elas precisam reinterpretar sua vida, para inserir este gostinho do martírio, a fim de que se sintam mais cristãs. Quando um familiar se opõe à sua crença, isto acaba se tornando um êxtase para elas. Quando elas são criticadas por apóstatas ou pessoas de outras religiões, elas se vangloriam. E é fácil observar que elas geralmente só percebem que estão sendo criticadas, mas nunca param para meditar sobre o conteúdo da crítica. Isto por que o ato da crítica que é o importante para elas. É o que as faz vivas. Agora, imaginem se elas vêem que o próprio Satanás não está se contendo em perseguí-las. Eu promovi mais alegria a elas do que 200 anos de revista Sentinela!
Enquanto elas se jubilavam ao comer, eu fiz questão de colocar pó-de-mico nas cadeiras marcadas dos irmãos mais chatos. Ficaram mesmo um bom tempo “coçando”, agora poderiam concretizar o ato.
Depois do almoço, veio a dramatização, que foi muito boa por sinal. Eu achei que seria bom apenas trocar as falas dos personagens, nada demais. Foi por isto que o profeta Elias da apresentação, se apresentou à viuva de Sarepta (1 Reis 17), dizendo:

- Você é a doença, eu sou a cura. (Stallone Cobra)

E ela, respondendo, disse:

- John Spartan multado em 1350 créditos por ofensa à moral e os bons costumes. (O Demolidor)

O profeta então retrucou:

- Francamente, querida, eu não dou a mínima. (...E o Vento Levou) Eu vou lhe fazer uma proposta que [ele] não pode recusar(O Poderoso Chefão): Deus é minha testemunha, jamais passarei fome novamente! (... E o Vento Levou)

Ela então hospeda o profeta, mas infelizmente seu filho morre. É uma cena dramática, onde as últimas palavras do garoto são:

- Hasta la vista, baby. I’ll be back!! (Exterminador do futuro 2)
- Peixe?? Por que você dorme?? Acorda, peixe!! (Procurando Nemo) - Dizia a mãe dele. Vendo que o garoto morreu, ela vai reclamar ao profeta:

- Houston, we have a problem here!! (Apollo 13)

Ele olhou para o garoto, e exclamou, triste:

- A vida é como uma caixa de chocolates. (Forrest Gump)

Então com um ato milagroso, traz o garoto de volta à vida. Todos ficam alegres novamente, com Elias motivando o garoto:

- Que a força esteja com você!! (Star Wars)

A lição da história era sobre a confiança em Deus, mas eles aprenderam um pouco de cinema junto. Claro, Testemunhas de Jeová quase não sabem sobre a cultura “do mundo” já em sua época, ainda mais de cultura “antiga”.
Então, finalmente, chegou o momento esperado: o discurso do ancião do Corpo Governante. Estavam todos sérios, principalmente depois de tudo que aconteceu. A preocupação era se o discurso do irmão seria interrompido pelas gracinhas. Bem, eu não iria fazer mais nada. Foi então que ele iniciou seu discurso:

- É com muito prazer que venho anunciar boas novas a vocês, irmãos. Nós nos sentimos como o apóstolo João, que disse que ‘amava verdadeiramente’ seus irmãos e se alegrava por estarem “andando na verdade”. Que bênção a verdade é para todos nós! Ela nos libertou de Babilônia, a Grande, e de suas doutrinas e traduções que desonram a Deus. A obediência à verdade nos ajuda a ser pessoas amorosas, bondosas e misericordiosas. E a verdade nos deu a possibilidade de ter uma condição limpa perante Deus e a perspectiva de vida eterna. Como vocês devem saber, estamos hoje fazendo o lançamento de mais uma publicação, que vocês poderão encontrar no balcão de pedidos. Estamos nos referindo a um novo cancioneiro, onde vocês encontrarão novos cântigos para Jeová Deus. Acho importante destacar que optamos por deixar algumas letras de músicas no idioma inglês, por apresentar uma melhor sonoridade, além de manter a mensagem da música.

Ele fez uma pausa, apresentando o novo cancioneiro. Então, retomou o discurso.

- Bem, mas isto não é só. Temos uma séria notícia aqui, que todos esperávamos ansiosos. Há muito tempo, um texto cujo significado era obscuro para nós, nos fazia imaginar o que ele significava. Este é o texto de Revelação 11, versículo 3, que diz “E farei as minhas duas testemunhas profetizar por mil duzentos e sessenta dias trajadas de saco”. Quem são estas testemunhas? Até pouco tempo, suas identidades não eram reveladas, mas Jeová Deus nos enviou uma luz sobre este ponto. Há alguns dias atrás, recebemos a visita de dois jovens muito especiais. Suas vidas sofreram uma reviravolta tremenda antes de nos visitar, e finalmente sentiram uma imensa vontade de entrar em contato conosco. Isto por que, irmãs e irmãos, estes dois jovens são as duas testemunhas de quem o versículo fala. Ficamos bastante surpresos e nos regozijamos por ver que o fim está próximo, e que Jeová está agindo. Bem, mas quem são estes dois jovens? Jeová parece amar o país chamado Brasil, pois é de lá que os dois jovens são. Seus nomes são Estêvão Marques da Silva e Marvin Leônidas Barbosa...

A notícia caiu como uma bomba. Abaixei minha cabeça, e fiquei sério. Todos olharam para trás, olhavam para mim. Agora eu era o centro das atenções. Todos agora podiam ligar uma coisa com a outra: minha mudança súbita de visual, meu jeito diferente de falar, minha viagem súbida aos Estados Unidos. Ainda unindo-se aos acontecimentos daquele dia, todos se deram conta de que estavam realmente presenciando algo extraordinário. Ninguém sabia ainda o que pensar, o que fazer. Apenas olhavam.
Fui chamado até o púlpito. Levantei-me e caminhei lentamente até a frente. Olhava as pessoas pelos cantos dos olhos. Como elas me admiravam. Como elas falavam bem de mim agora. Aquelas pessoas que me ignoravam durante toda a minha vida de fé, agora me respeitavam. Subi ao púlpito, e disse poucas palavras:

- Olá, irmãos. É um grande prazer estar aqui, e ser recebido por todos. Não tenho muito a dizer, mas os anciãos do Corpo Governante sempre me trataram muito bem, e eu não sabia dizer por quê. Sabia que havia um papel especial para desempenhar, mas não sabia ainda dizer o que era. Finalmente sei o que é agora, e este papel é ajudar os irmãos a entenderem a verdadeira fé. Espero que eu consiga desempenhar esta tarefa. Obrigado.
Isto foi suficiente para uma salva de palmas. O meu plano estava dando certo. Quando fui me sentar, vários irmãos ofereceram seus lugares para mim. Teve até disputa, parecia campeonato de vale-tudo. Recusei com educação, e disse que iria me sentar onde eu estava. Fui voltando devagar, e analisando a reação de cada irmão. O irmão Elias e sua esposa estavam radiantes. Ela como de costume, não parava de comentar com suas amigas. A irmã Teresa abriu aquele sorriso para mim, as duas irmãs que pregaram para mim da primeira vez tentaram sorrir mais. A dona Ana sorria com aquela humildade que lhe era peculiar. O irmão Osvaldo parecia orgulhoso, talvez de participar daquele momento “histórico”. O ancião Marcos e família (incluindo o tal do Sérgio) estavam da mesma forma orgulhosos. Agora eu fazia parte da panelinha teocrática do bairro. A irmã Amanda, no entanto, parecia um pouco preocupada, apesar de sorrir também. Ela sempre foi diferente.
Nem é preciso dizer que se formou outra disputa para me dar carona para casa. As ofertas vinham acompanhadas de uma oferta de jantar, cada uma mais irresistível que outras. Aquele dia não estava muito a fim de conversar sobre reuniões e sobre minha escolha, então dispensei todos. Disse que não poderia aceitar as ofertas deles, e que iria voltar de ônibus mesmo. Houve aqueles que quiseram voltar comigo, deixando suas caronas, ou até seus carros. Tive que despistá-los, me escondendo no banheiro.
Finalmente na rua, eu já me dirigia ao ponto de ônibus. Eu pude então pensar sobre tudo o que se passou, e finalmente rir do que aprontei na assembléia. Fui até um ponto onde tinha certeza que não haveria irmãos para me espreitar. O ônibus demorou bastante, como é normal em dia de domingo. Felizmente estava vazio. Talvez por ironia do destino, pude reparar um rosto familiar. A única pessoa que não tinha carona para voltar, e voltaria de ônibus também: a irmã Amanda.
- Olá, irmã. Puxa, estava até agora no salão? Eu não te vi por lá quando saí.
- Oi, irmão Marvin. Eu bem que saí cedo, mas o ônibus demorou demais hoje. Parece que o ônibus que passa geralmente no horário que saímos quebrou, e ônibus hoje já é demorado, imagina se um quebra.
- Tem razão, hehehe.
- Ei, por quê você não quis ir de carona? Eu vi muita gente te oferecendo.
- Ah, irmã, acho que eu queria mesmo um tempo para pensar.
- Hum, então eu estou te atrapalhando? – perguntou, preocupada.
- Não, nada disto. Eu até prefiro conversar com você do que estar sozinho...
Ela abaixou a cabeça, pensativa e vagamente triste. Então perguntei:
- Aconteceu algo, irmã?
- Não, nada. Não aconteceu nada.
- Então por quê parece triste?
- É bobeira minha, só isto...
- Ah, pode me contar. Pelo menos acho que agora eu estou habilitado a ouvir as pessoas, não é?
- É, acho que sim...
- Então?
- Bem, quando conversamos hoje de manhã, eu estava realmente feliz. É raro ter uma oportunidade de conversar assim. Pensei que pudéssemos ser finalmente amigos. Mas acho que agora vai ser mais difícil, não é?
- Não se preocupe com isto, irmã. Vou anotar meu telefone para você, e sempre que você desejar pode me ligar, está bom assim?
E conversamos pelo resto da viagem. Ela era uma pessoa solitária, que sofria os maus tratos do pai, e por possuir toda a família de “pessoas mundanas”, era deixada de lado pelos outros. Oficialmente todos éramos irmãos, e sempre tratávamos uns aos outros assim. Mas era nos pequenos detalhes que o isolamento se tornava claro. Eu sabia disto, eu também era assim. Então, acho que tudo que ela queria era um amigo, alguém para conversar.
Ao chegar em casa, esperei o horário certo, e me conectei à internet. Meu amigo Estêvão demorou um bocado para aparecer:

Marvin_the_martian:
Puxa, demorou hein, irmão!!
O Escolhido, versão turbo:
Puxa, foi mal, irmão. Sabe como é, você é anunciado como uma das duas testemunhas de apocalipse, e logo recebe vários convites para o jantar... A comida estava boa pacas...
Marvin_the_martian:
Quer dizer que você estava enchendo a pança? Hahahaha...
O Escolhido, versão turbo:
Claro!!! Você acha que eu vou perder a oportunidade?
Marvin_the_martian:
Olha, tome cuidado com o que você faz, para aproveitarmos o máximo possível. Não tem muito tempo que condenamos a gulodice.
O Escolhido, versão turbo:
Tudo bem, tudo bem. E então, qual é o próximo passo?
Marvin_the_martian:
Olha, vamos esperar um tempo, e então vamos dar prosseguimento ao plano “Caça às bruxas”.
O Escolhido, versão turbo:
Tudo bem. Quando você achar melhor...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails