quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Quando o governo americano encarava Papai Noel como "ameaça"

O arquivo público norteamericano (National Archives) disponibilizou no último dia 17 um memorando datado de 24 de dezembro de 1942, de autoria do Office of War Information (OWI), em que o Papai Noel é tratado - oficialmente - como "ameaça".

A "desclassificação" da papelada confidencial do governo dos Estados Unidos é o processo pelo qual os documentos secretos antigos são abertos para conhecimento público depois de decorrido um certo período de tempo (geralmente algumas décadas).

O caso em questão se trata, obviamente, de uma ironia perpetrada por algum funcionário bem-humorado (e desocupado) que quis fazer uma brincadeira com seus colegas em plena Segunda Guerra Mundial, quando o prognóstico de vitória era ainda amplamente favorável à Alemanha nazista, tendência esta que só viraria um ano depois com a derrota das tropas de Hitler em Stalingrado.

O BOM VELHINHO INFILTRADO


O OWI era uma agência de informação e contra-informação destinada a manter alta a moral das tropas e da população dos Estados Unidos, evitando todo tipo de boatos e rumores que pudessem minar o esforço de guerra aliado e, mesmo quando a situação não era nada fácil, ainda havia tempo para satirizar o Papai Noel.

O comunicado do OWI, que finalmente pode ser visto abaixo, dizia que haviam sido reportados vários "avistamentos" de um senhor com bigodes descendo chaminés para entregar presentes a centenas de lares espalhados pelo país.





PAPAI NOEL, O INIMIGO DA MERITOCRACIA


Segundo o ofício, as tais aparições do Papai Noel seriam nada mais do que boatos plantados pelas forças inimigas do Eixo para, por exemplo, satirizar os (então) aliados comunistas com a sua roupa vermelha, além de induzir as famílias americanas a acreditar que podiam esperar sentadas por presentes caídos da chaminé ao invés de se dedicarem às "boas obras" para conseguir os seus objetivos, numa versão natalina da típica meritocracia americana.

Os bigodes do Papai Noel seriam, ainda, uma tentativa inimiga de desacreditar as lâminas de barbear (pasme!).

Considerando, portanto, que a "aceitação dos mitos escapistas" poderia ser danosa ao esforço de guerra dos "povos livres" do mundo, a OWI pede que seus agentes enviem seus relatórios sobre o caso em "tinta invisível", a fim de tomar mais medidas contra o perigoso velhinho.

Uma coisa parece certa, entretanto: a Segunda Grande Guerra devia estar numa paradeira geral em dezembro de 1942 para os oficiais americanos se darem ao desfrute de gastarem tempo com uma pegadinha natalina sem graça. Ho! Ho! Ho!

Bom, pode ser que o moderno senso de humor seja muito mais exigente...



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails