segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Turco que tentou matar João Paulo II leva flores ao túmulo do papa

forgiveness
Inesquecível: o encontro histórico entre João Paulo II e Mehmet Ali Agca em 28 de dezembro de 1983

Em 13 de maio de 1981, o então papa (hoje canonizado) João Paulo II percorria a Praça de São Pedro em carro aberto para a sua tradicional audiência pública das quartas-feiras, quando foi atingido por 3 tiros vindos da multidão.

O atirador foi preso em seguida e identificado como Mehmet Ali Agca, um rapaz muçulmano de origem turca muito humilde que, conforme as versões mais confiáveis, havia se tornado militante de uma organização fascista também chamada "Lobos Cinzentos", que perpetrava atentados contra pessoas que eles julgavam "de esquerda" na Turquia e em outros lugares do mundo.

A rigor, nunca se saberá qual foi a real motivação do atentado, já que o próprio Ali Agca deu muitas versões desencontradas sobre quem lhe havia ordenado cometê-lo, incluindo entre os possíveis mandantes o Irã e a própria Cúria Romana.

Afinal, a julgar pela dimensão do magnicídio que Ali Agca tentou, é de se imaginar que lhe faltavam alguns parafusos na cabeça.

Outro suspeito do crime foi o serviço secreto da Bulgária, então satélite comunista de União Soviética, que teria de alguma forma contribuído para o ocorrido a fim de acobertar o desejo soviético de vingança contra o apoio do papa ao sindicato polonês Solidariedade, liderado por Lech Walesa, que ameaçava destruir o império vermelho de Moscou.

BEM-VINDO AO VATICANO


Recuperado das graves consequências que os três tiros de pistola semi-automática Browning 9mm lhe causaram, em 28 de dezembro de 1983 João Paulo II se encontrou com seu algoz na cadeia de Rebibbia, nos arredores de Roma, para conversar com ele e - segundo se soube depois - perdoá-lo.

Repare na data: 28 de dezembro de 1983.

No último sábado, 27 de dezembro de 2014, um dia antes de se completarem 31 anos daquele encontro histórico, Mehmet Ali Agca voltou ao Vaticano, desta vez para depositar dois buquês de rosas brancas no túmulo de João Paulo II.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Ciro Benedettini, Agca ainda teria ficado alguns minutos em meditação silenciosa diante do sepulcro do finado papa.

BUROCRACIA ITALIANA NÃO PERDOA


Entretanto, tal gesto não foi suficiente para as autoridades italianas perdoarem total e completamente o ex-terrorista turco, que completará 55 anos de idade no próximo dia 9 de janeiro.

É que ele foi condenado à prisão perpétua e ficou detido na Itália até junho de 2000, quando recebeu indulto do então presidente Carlo Ciampi, sendo imediatamente extraditado para a Turquia, onde cumpriu outra condenação relativa ao assassinato do jornalista Abdi Ipecki, ocorrido em 1979.

Agca ficou preso no seu país natal até 18 de janeiro de 2010, quando foi finalmente liberado, e pouco se sabia dele até ontem, quando a notícia de sua insólita visita ao Vaticano percorreu o mundo.

O problema - para o supostamente arrependido militante turco - é que ele se esqueceu de combinar com as autoridades italianas.

Embora tenha podido visitar o Vaticano sem nenhum problema, já que não pesa mais sobre ele qualquer condenação da Justiça italiana ou de sua similar turca, Agca cometeu o erro de ter entrado na Itália sem o visto obrigatório no passaporte, e - por isso - deve ser expulso do país nas próximas horas.


UMA VIDA AMARGURADA


Guardada a devida distância de seus crimes, Mehmet Ali Agca tem uma daquelas fascinantes histórias de vida, ainda que marcada pelo lado negativo.

Filho de uma família pobre, sem instrução, tornado bucha de canhão nos estertores da Guerra Fria, sua vida se cruzou com a de João Paulo II naquele dia 13 de maio de 1981. 

Tivesse o papa morrido, talvez terminasse a vida na prisão sem que ninguém ouvisse mais falar nele.

Parece que lhe coube, na vida, o melancólico papel de alma penada perambulando entre interesses, países e civilizações tão distintas, em que a burocracia não falha nem perdoa jamais.

Uma agonia sem fim?

Com informações da Agência Brasil e do Christian Today



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails