sábado, 2 de janeiro de 2010

A fé em Edir é baixa

Edir Macedo é um dos brasileiros menos confiáveis. Pelo menos é isso o que diz pesquisa publicada no jornal Folha de S. Paulo de ontem. O Datafolha apresentou uma lista de 27 personalidades de todos os meios, muito conhecidas no Brasil, e entrevistou 11.258 pessoas que deram notas de 0 (menos confiável) a 10 (mais confiável) a cada uma delas. As 10 melhores médias são as seguintes:

1) Lula - 7,90 (com 39% de nota 10)
2) William Bonner - 7,78
3) Padre Marcelo Rossi - 7,62
4) Roberto Carlos - 7,60
5) Ivete Sangalo - 7,35
6) Sílvio Santos - 7,28
7) Zezé di Camargo - 6,97
8) Dunga - 6,97
9) Chico Buarque - 6,72
10) Caetano Veloso - 6,60

Edir Macedo ficou em penúltimo lugar com nota 3,80, à frente apenas do ex-presidente - e atual senador por Alagoas - Fernando Collor, que segura a lanterna com imbatíveis 2,98. Fica ainda na gostosa companhia dos outros três que completam os cinco últimos: Fernando Henrique Cardoso (23º - 4,80), Itamar Franco (24º - 4,71) e José Sarney (25º - 3,95), mas cá entre nós, não deixa de ser sintomático que, num ano em que atravessou (ileso) o inferno de denúncias, o Sarney seja considerado mais confiável que o Edir.

Entre os presidenciáveis da eleição deste ano, estão posicionados:

14) José Serra - 6,23
19) Aécio Neves - 5,45
20) Ciro Gomes - 5,41
21) Dilma Roussef - 5,40
22) Marina Silva - 5,15

É claro que pesquisas deste tipo são contaminadas por um alto grau de subjetividade, "contaminada" por critérios políticos, ideológicos, culturais e religiosos de caráter estritamente pessoal, mas - diante do universo de mais de 11.0000 entrevistados - não deixa de ser uma amostra significativa do que pensa a sociedade brasileira como um todo, um retrato do momento que atravessa o país. É óbvio também que este tipo de pesquisa tem um cunho eminentemente mercadológico, e é muito mais lido por agências de publicidade, que podem direcionar suas ações a determinados nichos, como é o caso da campanha do Pe. Marcelo Rossi pelo retorno da venda de cervejas aos estádios.

Pelo menos por enquanto não existe um detalhamento completo da pesquisa, para se saber exatamente como se distribuem as notas entre os diferentes segmentos da população, mas parece haver um teto para o crescimento evangélico no Brasil, a julgar pela nota atribuída a Edir Macedo. Queiram ou não, a maior parcela da população associa o nome "evangélico" a pessoas como ele. Imagino eu que boa parte dos evangélicos entrevistados deu nota baixa a Edir por conta de suas convicções pessoais de quem seja confiável ou não, assim como é difícil crer que aquele jeito ensaiado de falar do Pe. Marcelo Rossi possa resistir a uma observação mais aprofundada.

Para mim, isto tudo apenas reforça a tese de que é preciso resgatar o bom nome de "evangélico" daqueles que o usurpam e utilizam para seus propósitos escusos. Já passou da hora de dizermos que certos "pastores", "bispos" e "apóstolos" NÃO são nem pastores, bispos ou apóstolos, e muito menos nossos irmãos de fé.

4 comentários:

  1. A fama do "pedir Mais Cedo" já teve mais em alta!
    Será que o povo cansou de ser enganado? Candou da falsa promessa de prosperidade? Cansou de financeiar a Record? Cansou de financeiar verdadeiros palácios?

    Deus queira que sim!

    ResponderExcluir
  2. ola irmão em cristo helio! aqui e o lucas. fiquei um tempo OFF-LINE. olha primeiro tenho que evidenciar que certos lugares não estão realmente ordenados. dizer que certos "amigos do senado" estão na frente do edir acho demais. creio eu irmao helio que a má fama de evangelicos que circulam seja mais pelo dinheiro que corre. pegue o exemplo dos 10% para o pai , 10% para o filho e 10% para o espirito santo. como diz o grande boris casoy o "santo dos lixeiros" isto é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  3. Seja re-benvindo, Lucas!

    Espero que tenha passado bem a virada de ano.
    Infelizmente, hoje o dinheiro tomou o lugar da cruz de Cristo na pregação de muitas igrejas que se dizem "evangélicas", e por isso serão cobradas diante de Deus, o justo Juiz, no dia final.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. olá sou eu tiago,de novo,essa notícia sobre edir não é nem uma novidade para muitos,edir macedo é maçom,no google escreva pr.saad e ouça o testemunho,do ex-maçom grau 33,paz e graça.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails