segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pregadores invejosos

Um dos recursos utilizados por aqueles que seguem os falsos profetas e as práticas exóticas que infestam a igreja evangélica no Brasil é citar versículos fora de contexto. Um deles está em Filipenses 1:18-20, que numa versão mais antiga, a Almeida Revista e Corrigida, assim está traduzido:

“Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira. ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo”

Como dizem os retóricos, “um texto fora de contexto é pretexto”. Os versículos acima apresentam uma excelente oportunidade de demonstrar como esta máxima é verdadeira. O contexto em que Paulo está dizendo isso está nos versículos anteriores, de 12 a 17, que dizem o seguinte:

“E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho. De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana e por todos os demais lugares; e muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor. Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente; uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas outros, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.”

Paulo estava preso em Roma, portanto. A guarda pretoriana o vigiava, mas muitos, certamente, se converteram pelo ministério do apóstolo. A sua prisão animou muitos irmãos em todos os lugares a também pregarem ousadamente o evangelho, mas alguns eram invejosos do prestígio, respeito e autoridade que Paulo exercia sobre a Igreja primitiva, e por isso pregavam o mesmo evangelho, mas por inveja.

 Muito antes de Nietzche escrever sua genealogia da moral, Paulo já sabia do poder letal da inveja sobre os corações e mentes humanos. Alguns irmãos pregavam o mesmo evangelho que Paulo, já que na igreja nascente, ainda não havia espaço nem tempo para doutrinas novidadeiras, nem para nada que não fosse a mensagem da cruz de Cristo.

Portanto, Paulo não está falando aqui de qualquer tipo de mensagem ou método para se pregar o evangelho, mas da motivação que levava alguém a pregá-lo por inveja do sucesso do ministério paulino. Aliás, não deixa de ser interessante contrastar aqui mais uma diferença entre o que significava sucesso nos tempos de Paulo e nos dias atuais. Hoje, o sucesso do crente é medido, por muitos, por dinheiro, posição, casa, carro, poder, aviões. Nos tempos neotestamentários, o apóstolo tinha sucesso na prisão, e isso causava uma inveja dolorosa em alguns irmãos.

Outro aspecto lança ainda mais luz sobre o contexto destes versículos. A mensagem do evangelho, mesmo pregada por invejosos, não traria “salvação” a quem o ouvia, mas a Paulo (“disto me resultará salvação” – v. 19). Ainda que a palavra grega (σωτηρία - sōtēria) possa significar “salvação”, a melhor tradução no caso seria “libertação”. Libertação de quê? Da prisão em que Paulo estava. Tanto que as versões portuguesas mais modernas de Filipenses 1:19 trazem a palavra “libertação”. Paulo começara o contexto desse trecho da carta dizendo que estava na prisão, e – em resumo – se alegrava muito que mais gente pregasse o evangelho, mesmo que por inveja, porque isso certamente resultaria na conversão de muito mais pessoas, o que, provavelmente, moveria os humores das autoridades em seu favor.

Sabemos, entretanto, que a libertação que Paulo obteve foi outra, muito melhor. Ele não viveu o suficiente para sair do cárcere de Roma, e – segundo a tradição - foi decapitado alguns anos depois. A sua morte foi a libertação do cárcere desta vida num mundo tão sujeito a invejosos de todo tipo. É uma pena que tanta gente esteja enganada hoje em dia, seguindo a pregadores invejosos não do sucesso e do martírio de Paulo, mas de coisas e valores materiais tão supérfluos e passageiros, que os escravizam e destinam a uma prisão muito pior.

4 comentários:

  1. amém irmão em cristo hélio. aqui é o lucas.olha concordo totalmente contigo. alguns pastores realmente se ensoberbecem(1 paulo 4 :6) e não sabem que o poder de deus não se aperfeiçoa no poder, no luxo, e sim na FRAQUEZA. paulo queria dizer que a vida do cristão sempre seria tumultuada,mas não era para ficar triste pois o poder de deus aumentaria justamente na fraqueza. alguns pastores realmente não tem seguido o caminho do evangelho ou pelo menos disfarçam os erros. pegamos o exemplo do waldemiro, nada contra, mas pergunto como alguem se intitula apóstolo? pedindo 10% para o pai, 10% para o filhp e dez para o espiríto? acho que não....tá mais que na hora de as pessoas seguirem cristo por amor, não pela prosperidade. abraço irmão hélio. continue sempre com o blog informando a vida das pessoas. deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, mano Lucas!

    Todo cuidado é pouco quando se trata de identificar a aplicação pura e sábia da Palavra de Deus às nossas vidas e principalmente quanto ao que alguns pastores andam pregando.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este texto, Hélio.
    Glorifico ao Altíssimo pelo discernimento que Deus te deu, cara.
    Continue nessa e, quando puder, confira o nosso blog: http://territoriosete.blogspot.com

    Assinado GG

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, GG!

    A Deus toda a glória!

    Já visitei o teu blog, gostei muito, e o estou seguindo!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails