quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Socorra-me se for capaz!




O vídeo abaixo, que eu vi no blog veSHAME gospel, mostra a filmagem da morte ao vivo de um presbítero de 87 anos de idade, da Igreja Assembleia de Deus de Botucatu (SP). O vídeo tem 10:10 min. de duração e ali pelo 3:08min o presbítero dá seu último suspiro, enquanto uma moça canta o verso "Chegou a sua hora...". Meio minuto depois, o pastor percebe o acontecido e o culto prossegue, com alguma agitação atrás da cantora. Depois, o pastor lidera a congregação no cântico do hino "Mais Perto Quero Estar".

Ainda que seja uma cena tocante do ponto de vista religioso, e mesmo que não se saiba exatamente o estado de saúde do presbítero, o que chama a atenção é que - aparentemente - ninguém tentou socorrê-lo, seja fazendo alguma manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), seja simplesmente levando-o rapidamente ao pronto-socorro mais próximo. Enquanto havia uma provável parada cardíaca no altar, sequer a música foi interrompida para que se procurasse na audiência alguém habilitado para tanto, talvez um médico, uma enfermeira, um bombeiro, um estudante... A igreja preferiu uma espécie de velório instantâneo a ter que fazer qualquer tentativa simples que fosse de ajudar o irmão. Pouco antes de sua partida deste mundo, ele parecia estar bastante interessado no culto, chegando inclusive a cochichar algo com o pastor. Será que já estava se sentindo mal? Será que a igreja pode decidir quando é que chegou a hora de alguém? Será que a eutanásia no altar é legítima? Será que o presbítero, mesmo com 87 anos de idade, não queria viver um pouco mais?


Atualização de 10/01/10 - A irmã Leilah (do Blog da Leilahh) gentilmente me traz a notícia do site da Igreja Assembléia de Deus de Botucatu (SP), cuja leitura completa pode ser feita clicando no link "Notícias" e há ali uma Nota de Falecimento que assim reporta o ocorrido:

Ao detectarmos sua partida, verifiquei pulsação, batimentos cardíacos, embora não seja médico, mas pastor; e imediatamente, meu filho que é presbítero na Igreja, ligou para pedir auxilio do Corpo de Bombeiro (resgate) que se demoraram cerca de uns 10 minutos. Enquanto não chegavam, o deitamos nas cadeiras do púlpito, e senti desejo de adorar a Deus cantando, pois, cantamos quando nasce uma criança, mas também quando o Senhor recolhe ao descanso um servo Seu. Aguardamos a chegada dos bombeiros, que ao chegar ao templo verificaram que realmente o irmão Anísio já havia falecido, porém, comunicaram-nos, que iria levá-lo ao pronto socorro da UNESP em Botucatu, para a constatação da causa morte, o que fizeram. E não permiti que fosse filmado o corpo do nosso querido irmão deitado sobre as cadeiras e nem a retirada do mesmo pelo corredor central da Igreja, pois, estávamos ao vivo para o mundo todo pela nossa WebTV “Uma Vida com Deus”. Porém, respeitosamente, em silêncio total, pedimos que toda igreja se levantasse e num gesto humanitário e cristão, e aguardássemos a retirada do corpo de nosso irmão do templo. Como não tínhamos mais condições de continuar com o culto, finalizamos o mesmo, e mantivemos o Templo aberto para o velório, pois, era desejo do irmão Anísio ser velado na Igreja. Tão logo fosse liberado seu corpo.

De qualquer forma, fica o registro para que os irmãos tomem os cuidados necessários em suas igrejas, clubes e associações que envolvam muitas pessoas, tanto do ponto de vista de urgência de pronto socorro como de atitudes que possam ser interpretadas como a sua omissão. Atitudes como a do pastor em questão, por mais bem intencionadas que sejam, como dar glórias a Jesus assim que constata o passamento do irmão (03:30 min.), e 1 minuto e meio depois (05:00 min.) dizer que "Jesus levou o nosso companheiro, partiu para a glória aqui em cima do púlpito", podem eventualmente causar pelo menos o desconforto e constrangimento de uma investigação policial. Todo cuidado é pouco, pois o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) penaliza ainda mais a omissão de socorro quando se trata de pessoa idosa:

Art. 97. Deixar de prestar assistência ao idoso, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, em situação de iminente perigo, ou recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou não pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pública:

Pena – detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.

Parágrafo único. A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

E faço este alerta também com base no Estatuto do Idoso:

Art. 4º Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

§ 1º É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

Vivemos num país que, lamentavelmente, tem leis que ficam só no papel e não "pegam", como se diz na gíria. Por isso faço uma defesa constante de que respeitemos a lei e a façamos cumprir. Se cada um de nós fizer a sua parte cobrando e exigindo da sociedade e das autoridades o respeito à lei, com certeza viveremos num país melhor.






11 comentários:

  1. ola meu irmao em cristo helio! aqui é o lucas tudo bom? é quando deus escolhe a hora nao tem chuva nem fogo que impeça. amém. irmao helio convido você a ´visitar meu humilde blog que fiz, e bem fraco, mas fala da palavra. nao e parecido com teu blog que e muito bom, mas o meu da para o gasto afinal nao tenho todo teu conhecimento anota ai( http://apalavradaespada.blogspot.com

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Hélio

    Eu particulamente achei um absurdo a atitude para com aquele senhor. Se fosse um jovem naquela situação, será se a igreja agiria da mesma forma?
    Queria que se possível alguem da família se pronunciasse sobre o caso. Vou tentar apurar outros fatos sobre esse caso.

    ResponderExcluir
  3. Irmão, concordo contigo, que aparentemente, nada foi feito e talvez, talvez, se poderia tomar outra atitude. No entanto, como tu mesmo ressaltas-te, não sabes como ia a saúde do irmão, e pelo vídeo, não sabemos se foi tentado alguma coisa.

    Chamar este ocorrido, que pode ter sido até mesmo por "ignorância" de um pastor, que lá sabemos se teve ensino médio, de Eutanásia Evangélica, sinceramente, é tomar uma atitude tão desmedida quanto a do pastor.

    A cena é chocante a nós tão apegados a essa vida... sim, sem dúvida alguma.

    Gostaria apenas de lembra-lo: Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos (Salmos 116.15).

    Se deveriam tê-lo socorrido, tecnicamente sim. No entanto, foi um momento precioso para o Senhor receber em sua morada um filho. Sinceramente, quem gostaria de ser socorrido estando às portas da Casa de Deus? Eu não... um cristão convicto de que ao lado de Deus é algo nada superável por este mundo, creio que pensaria o mesmo.

    Creio na absoluta interferência e soberania de Deus em nossas vidas, sei que nenhum cabelo meu caisem que Ele diga: É hora! Desde a morte daquele presbitéro até a decisão do pastor de seguir o culto, Deus ali foi absoluto, trata-se de um servo Dele, foi decisão de Deus tomar a Sua vida, do contrário Deus providenciaria o médico, o enfermeiro, o desfribilador... nós somos o vaso, que poderemos dizer contra o oleiro? Pode a criatura atentar contra o criador? (Isaías 45.9)

    Não adianta pregarmos a todos os cantos ser contra a Teologia da Prosperidade quando o que mais queremos é ficar agarrado a este mundo.

    Não foi uma cena linda de se ver, mas foi o cumprimento da Vontade de Deus. E por certo, eu e tu, encontraremos este irmão no dia da grande ressurreição.

    Irmaõ, caso não concordes com que escrevi, não publique. Sinceramente, Daniel Clós

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel,

    Muito obrigado pelo seu comentário.

    A minha intenção foi realmente provocar uma discussão sobre o ocorrido, sem querer dogmatizar, mas apenas apontar algumas dúvidas e contradições que você muito bem veio debater aqui.

    Tudo o que estamos falando, como fiz questão de frisar no meu texto, é sobre hipóteses, já que não sabemos exatamente o que aconteceu, nem conhecemos as pessoas envolvidas. O João Paulo trouxe uma contribuição anterior que me pareceu bastante relevante do ponto de vista da comparação, indagando se a atitude das pessoas envolvidas seria a mesma se fosse um jovem (ou adulto jovem) que tivesse desabado no altar.

    Além disso, há uma questão jurídica incontornável, que é a possibilidade de ter havido omissão de socorro, o que é crime segundo as leis do país. Se somos fiéis no muito, devemos ser fiel no pouco, se é que me permite a analogia bíblica. Se não podemos deixar de socorrer um idoso que acaba de ser baleado, também não podemos (por imperativo legal) deixar de socorrer um idoso que tem uma parada cardíaca num lugar público. Em ambos os casos, teríamos a desculpa de que foi a vontade de Deus, assim como foi da vontade dEle que Êutico pegasse no sono e caísse do terceiro andar, onde a igreja se reunia (Atos 20:9). Mas Paulo não ficou lá dirigindo o culto e cantando, enquanto o rapaz agonizava lá embaixo. Pelo contrário, tratou de correr, foi lá e o ressuscitou. Isso sim me parece ter sido da mais absoluta vontade de Deus.

    Do ponto de vista da eutanásia, usei o termo no sentido mais filosófico possível, já que me parece que a Igreja como um todo está fazendo uma eutanásia coletiva assistida. E do ponto de vista jurídico, eu me considero privilegiado, por incrível que pareça, ao falar de eutanásia, pois meu pai de 81 anos de idade, depois de vários AVC's, tem uma vida praticamente vegetativa há 5 anos, com lampejos de lucidez de vez em quando, e dezenas de idas e internações no hospital. Ele é salvo, graças a Deus, e por mais que a gente perceba que pouco podemos fazer além de orar, nunca me passou pela cabeça a ideia da eutanásia, e olha que, analisando bem, tivemos várias chances de fazer isso. Por mais dor e sofrimento que tenhamos enfrentado nos últimos anos, os momentos bons dele e da família compensam em larga margem. Por isso, eu fico muito preocupado quando vejo outras pessoas tratando idosos desse jeito. Me desculpe a sinceridade, mas não consigo aceitar que alguém, por mais santo que pareça ser, não ofereça o mínimo socorro a qualquer pessoa, quanto mais um idoso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Hélio, como escrevi no texto, ou pelo menos deixei explicito, não digo que não deveria ter havido socorro. Sim, ele deveria ter sido socorrido. No entanto o vídeo não me mostra muita coisa, as "acusações" que tem sido feitas são no mínimo destemperadas. Pois o mesmo código jurídico também diz que ninguém é culpado antes de ser provada sua culpa.

    Este sr. deveria ter sido socorrido, não tenho dúvidas disso. Mas ainda afirmo, Deus foi supremo ali, foi supremo com Êutico (Paulo sabia que Deus o ressuscitaria) e tenho certeza que por mais difícil que seja aceitar, você também sabe que Deus e supremo na vida de seu pai.

    Obviamente não estou dizendo que por causa disso não deveríamos socorrer algúem que "levou um tiro", estou dizendo que nada trará este senhor a vida (apesar de agora sim ele ter realmente uma VIDA), e acusar um pastor e presbíteros, por ato que pode ter sido, ignorância. É falta de compaixão e amor.

    Soli Deo Gloria

    Daniel Clós Cesar

    ResponderExcluir
  6. Caro Daniel,

    Para mim, não é difícil aceitar que Deus é supremo na vida de meu pai, isto é uma realidade que eu constato há muitos e muitos anos. Quanto ao princípio constitucional de presunção de inocência, eu não estou condenando ninguém, deixei bem claro desde o início que havia a possibilidade de algo errado ter acontecido, pois as imagens falam por si mesmas, o que não impede, obviamente, que a eventual ocorrência de um crime venha a ser apurada pelas vias cabíveis (polícia, ministério público, judiciário). Alguns políticos corruptos filmados com a boca na botija também usam a mesma desculpa. Isto não impede que as pessoas façam um juízo moral a respeito deles. Além disso, vivemos num Estado democrático de direito em que as pessoas têm direito a ter opinião, e principalmente a expressá-las. Você não me viu aqui chamar ninguém de bandido ou criminoso, mas sim dizer que o fato precisa ser investigado, e a Constituição me assegura o direito de me expressar, doa a quem doer.

    Por outro lado, a ignorância (intelectual ou espiritual) não é desculpa para ninguém se furtar à lei, pelo antigo princípio romano "ignorantia legis neminem excusat" e pelo art. 3º da Lei de Introdução ao Código Civil (DL 4.704/42).

    E, colocando os pingos nos is, falta de compaixão e de amor é deixar um idoso morrer sem socorro. Ninguém é obrigado a compactuar com as obras das trevas, nem com a ignorância de ninguém, e muito menos varrè-la pra debaixo do tapete, como se nada tivesse acontecido.

    Eu escolhi falar.

    ResponderExcluir
  7. Olá, veja o relato completo da morte do presbítero, no site http://www.umavidacomdeus.com/
    Link: Notícias - Nota de falecimento.
    Lá tem algumas respostas pra suas perguntas feitas aqui.
    Abraço. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Hélio.
    A Leilah também deu uma passadinha, e deixou a dica. Postei o vídeo e parte de sua opinião, junto a minha, e depois, a resposta da Leilah.

    O Genizah postou... seu nome tá por lá... como vc diz: Acontece...rs

    ResponderExcluir
  9. Olá, irmão Zé Luís!

    Acontece mesmo... rs..

    fico feliz que a notícia tenha provocado toda esta polêmica, independentemente das posições pró, contra e muito pelo contrário... a ideia é provocar reflexão mesmo, pra que as pessoas tenham uma posição firme e formada quando algo parecido acontecer... não podemos jamais menosprezar a possibilidade de novas "surpresas" nas igrejas evangélicas brasileiras... parece que estamos todos sofrendo de uma espécie de "efeito Zagalo": "aí então fomos surpreendidos novamente..."

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Sócrates nos deu um grande exemplo sobre falar daquilo que não se sabe.

    Ele nos falou das 03 peneiras:

    A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.

    Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?

    Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:

    -Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.

    Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

    Saiba melhor dos fatos antes de fazer comentários que não convém.

    ResponderExcluir
  11. alguns seguem Sócrates, eu prefiro seguir Jesus Cristo e sua busca incessante da verdade...

    e com relação à "fofoca", os fatos estão aí para a livre análise de todos aqueles que buscam a verdade e o direito... razão pela qual opiniões contrárias podem ser expressas livremente neste blog, sem se esconder atrás do anonimato.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails