domingo, 25 de novembro de 2012

Americana morre após 42 anos em coma

Todas as pessoas que, como eu, tiveram que cuidar de um ente querido em situação terminal por vários anos, sabem dos problemas que a situação lhes confronta, mas também conhecem a riqueza de alma e espírito que se ganha ao participar da luta incessante de um ser humano pela vida.

Por isso é tão comovente a história de vida de Edwarda O'Bara, que terminou na última quarta-feira, depois de impressionantes 42 anos em coma.

O seu apelido carinhoso era "Branca de Neve", por isso nada melhor do que homenageá-la com a ilustração ao lado.

Que família maravilhosa ela teve, que não desistiu nunca de estar lá, ao lado dela, cuidando da sua melhor sobrevivência diante do quadro gravíssimo que ela enfrentou.

A notícia foi publicada no Terra:

"Branca de neve": americana morre após 42 anos em coma

A paciente há mais tempo em coma no planeta morreu na quarta-feira, em Miami, após 42 anos na condição. Edwarda O'Bara ficou conhecida como "Branca de Neve" e tinha 59 anos. As informações são do jornal Daily Mail.

Edwarda entrou em coma aos 16 anos devido à diabetes. Na manhã de 3 de janeiro de 1970, ela acordou com muita dor porque a forma oral de insulina que ela tomava não estava chegando ao sangue. Ela foi levada ao hospital e, segundo a família, teria dito à mãe: "prometa que você não vai me deixar sozinha".

A mãe, Kaye, cumpriu a promessa a até 5 anos atrás, quando morreu e, desde então, a irmã de Edwarda, Colleen, passou a cuidar dela em sua casa. Colleen deixou o emprego para poder se dedicar à nova tarefa. "Eu não pensei duas vezes. Ela é minha irmã", conta à reportagem.

Entre os cuidados, a "Branca de Neve" precisava ser virada a cada duas horas, receber insulina e ser alimentada por um tubo. Colleen conta que falava constantemente com a irmã e acreditava que ela ouvia cada palavra.

Colleen diz ter mantido a esperança sobre a condição da irmã, mas ela notou nos últimos dias que ela tinha dificuldade em receber comida. Na quarta-feira, ela diz que saiu do lado de Edwarda para pegar um café. Quando voltou, a irmã já havia falecido. "Ela então fechou seus olhos e se juntou à minha mãe no céu", diz Colleen.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails